O que é Motricidade Fina?
Podemos definir motricidade fina como a capacidade de utilizar, de forma eficaz, precisa e controlada, os pequenos músculos do nosso corpo – em particular os músculos da mão e dos dedos -, produzindo, desta forma, movimentos específicos que facilitam a realização de tarefas do dia-a-dia, tais como vestir/ despir, abotoar, apertar cordões, abrir e fechar um fecho, dar nós, lavar os dentes, escrever, pintar, recortar.
Estas competências exigem o controlo dos músculos, mas também a coordenação entre o nosso corpo e o cérebro – coordenação oculomanual.
Quando estas competências não são desenvolvidas, a criança vê o seu desempenho diminuído, afetando a sua autoestima e o seu autoconceito.
A coordenação motora da criança deve ser estimulada e treinada desde muito cedo, proporcionando atividades específicas para a idade, que promovam experiências significativas e que tenham impacto no seu desenvolvimento.
Que Comportamentos indiciam Dificuldades ao nível da Motricidade Fina?
Alguns dos sinais que podem indiciar que a criança tem dificuldades de coordenação motora são:
- Movimentos descoordenados;
- Lentidão na realização de uma tarefa;
- Pouca coordenação dos movimentos para lavar os dentes;
- Pouca capacidade na utilização dos talheres para comer;
- Incapacidade para se vestir ou despir sozinho, calçar e atar os sapatos e abotoar a roupa;
- Falta do controlo de determinadas partes do corpo;
- Frustração por não conseguir concretizar uma tarefa;
- Dificuldade em manipular pequenos objetos, utilizar tesouras;
- Preensão anormal do lápis;
- As suas mãos cansam-se facilmente durante as tarefas;
- Ao escrever, pode pressionar o papel com demasiada força ou leveza.
Atividades Facilitadoras do Desenvolvimento da Motricidade Fina
O desenvolvimento de atividades que possibilitam o treino da motricidade global e da motricidade fina irá permitir que a criança aprenda a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a sua autonomia e autoconfiança.
Há uma série de atividades que podem ajudar a desenvolver e a estimular a pressão e preensão fina e a integração visuomotora, ou seja, que podem ajudar as crianças a controlar os movimentos da mão com a visão. Permitem ainda que a criança adquira outras funções cognitivas como a atenção e a memória.
Deve-se dar prioridade a atividades que fortaleçam os músculos mais pequenos do corpo, que treinem o trabalho conjunto dos olhos e das mãos e que facilitem a realização de tarefas do dia a dia, tais como:
- Entrelaçar cordões e enfiá-los em pequenos buracos;
- Prender, na beira de uma caixa, molas da roupa, com letras do alfabeto, números ou pintar as molas de cores variadas;
- Usar os dedos para fazer figuras com tinta;
- Jogos de enfiamento;
- Abotoar e desabotoar botões;
- Abrir e fechar fechos;
- Apertar cordões;
- Abrir e fechar recipientes com rosca;
- Abrir e fechar cadeados;
- Rasgar papel livremente;
- Recortar figuras;
- Picotar desenhos;
- Pintar com pincéis;
- Modelar plasticina e/ou barro;
- Jogos educativos direcionados à estimulação da coordenação motora fina.
Papel dos Pais/ Professores e Educadores
No caso das dificuldades de coordenação motora, como no caso de outras problemáticas, é necessária a disponibilidade por parte dos pais e professores, sobretudo das áreas práticas (expressão plástica e visual, expressão motora), que juntamente com a capacidade para perceberem os diferentes ritmos de cada criança, são elementos fundamentais a uma ação de pleno sucesso.
Muito interessante!
Recomendo a leitura!