Todos nós já nos deparamos com a pergunta: “Mas o que é que eu lhe vou oferecer no Natal? “
Seja aos nossos filhotes ou aos seus amigos, não queremos oferecer mais uma boneca ou um carrinho e, ano após ano, só nos lembramos dos livros que, apesar de serem ótimas prendas, nem sempre deixam os mais pequenos satisfeitos.
Dentro dos brinquedos didáticos, as barras de cuisenaire são especialmente adequadas para a aquisição progressiva de competências numéricas e são uma ótima alternativa aos presentes mais tradicionais.
As barras de cuisenaire
Este material consiste numa série de barras de diferentes cores e tamanhos que podem ser trabalhadas de variadíssimas formas e ao longo de diferentes ciclos de ensino, desde o pré-escolar até ao ensino básico. Existem 10 barras de cores diferentes, cada uma com comprimento que varia entre 1 cm e 10 cm, a saber:
- Branco : 1 cm
- Vermelho: 2 cm
- Verde-claro: 3 cm
- Cor-de-rosa: 4 cm
- Amarelo: 5 cm
- Verde-escuro: 6 cm
- Preto: 7 cm
- Castanho: 8 cm
- Azul: 9 cm
- Laranja: 10 cm
Os primeiros contactos com o material
Considerando a peça branca como a peça padrão (unidade), a criança deve inicialmente aprender a correspondência entre o número e a cor, trabalhando simultaneamente a memória. Esta aprendizagem é feita gradualmente, medindo as peças maiores com o auxílio das peças brancas.
Nos primeiros contactos com este material, poderá ser útil que a criança comece por preencher cada cor com as peças brancas de forma a identificar mais facilmente o número que lhe corresponde, mas pretende-se que aos poucos ela reconheça as barras pelo valor do seu comprimento e não pela sua cor. Assim, e dependendo das idades dos miúdos, só devem ser utilizadas 2 ou 3 cores de cada vez até que eles consigam dizer a ordem das cores, desde o branco até ao laranja.
Conceitos matemáticos que podem ser abordados
No artigo que escrevemos na semana passada sobre as peças tipo LEGO, abordamos alguns conceitos que também podem ser trabalhados com as barras de cuisenaire, nomeadamente, a compreensão da noção de número, a decomposição de números e as relações de grandeza. Desta vez, vamo-nos centrar nas operações elementares – adição, subtração, multiplicação e divisão.
A adição
Começamos por pedir à criança que pegue numa barra amarela e que diga o valor correspondente. De seguida, pedir uma barra verde-clara e o respetivo valor. Perguntar qual a cor da barra que corresponde ao tamanho das duas iniciais juntas e qual o seu valor (castanha e que corresponde a 8).
Podemos também abordar intuitivamente algumas propriedades da adição, pois manipulando as barras, facilmente as crianças reconhecem a:
- Propriedade comutativa da adição: 3 + 2 = 2 + 3 = 5 ou 8 + 1 = 1 + 8 = 9
- Propriedade associativa da adição: (3 + 1) + 2 = 4 + 2 = 6 e 3 + (1 + 2) = 3 + 3 = 6
A subtração
Iniciar com a barra laranja por cima de 10 peças brancas e pedir à criança que tire 2 ou 3 peças brancas e que substitua, em seguida, a barra laranja por uma do mesmo tamanho das peças brancas que sobraram e assim sucessivamente. No exemplo que escolhemos, temos:
Podemos também apresentar a situação que se segue e depois de questionar a criança sobre os valores das barras iniciais (7 e 4), perguntar quanto falta de 4 para 7 e de que cor é a barra do resultado (verde-clara):
A multiplicação
Apresentando a seguinte situação, perguntar qual o valor de cada peça vermelha e quantas peças vermelhas temos. Como há 3 peças e cada uma tem valor 2, então, o valor total é 6 (barra verde-escura) e temos que 2 + 2 + 2 = 3 × 2 = 6
A divisão exata
Para a divisão exata, damos o dividendo e a criança vai descobrir o divisor e o quociente.
Na situação que se segue, perguntar qual o valor de cada uma das peças apresentadas e questionar quantas peças verde-claras são necessárias para completar uma verde-escura. Assim, a barra verde-escura foi dividida pela barra verde-clara e temos que 6 ÷ 3 = 2.
Estes são apenas algumas formas de explorar as barras de cuisenaire com as crianças, mas muitos outros exemplos podem ser utilizados para que, consequentemente, os conceitos abordados sejam melhor consolidados.