Um pouco da História das frações
A noção de número desenvolveu-se entre os povos da Antiguidade, estimulada pelas trocas comerciais. O hábito da repartição dos alimentos fez com que as frações surgissem de uma forma quase instintiva. Os Egípcios, por exemplo, faziam contas utilizando, para além dos números naturais, as frações unitárias:
O que é uma fração?
A primeira vez que a noção de fração é apresentada às crianças é como a representação de uma parte de um todo. Estamos assim a comparar uma quantidade com a unidade, sendo que temos de ter o cuidado de esta estar sempre dividida em partes iguais.
Mais tarde, apresentamos uma fração como uma razão (quociente) entre dois números naturais onde chamamos numerador ao número que está acima do traço de fração e denominador ao que está por baixo.
Veja-se o exemplo a seguir. Se quisermos escolher uma de duas partes iguais, temos a fração “um meio”:
Assim, o número abaixo do traço de fração (denominador) corresponde ao total de partes em que a unidade está dividida. Por outro lado, o número acima do traço de fração (numerador), corresponde às partes por nós escolhidas.
Como explicar frações às refeições?
Em casa é relativamente simples explicar aos mais pequenos o conceito de fração. Podemos utilizar alguns alimentos que se possam dividir em partes iguais, como é o caso das tartes.
Suponhamos que temos uma tarte (a unidade) e que a dividimos em seis partes iguais.
Se comermos apenas 1 fatia de um total de 6 fatias iguais,a fração que representa essa quantidade lê-se “um sexto”. Neste caso, o numerador é 1 e o denominador é 6.
E se comermos 5 fatias, qual a fração correspondente? Neste caso, e como a tarte está dividida em 6 partes iguais, 5 fatias correspondem a “cinco sextos” da tarte. Agora, temos como numerador 5 e como denominador 6.
O que são Frações Equivalentes?
Frações equivalentes são frações que representam o mesmo número.
Continuemos com o mesmo raciocínio explicado anteriormente e suponhamos que comemos 3 fatias, ou seja, metade da tarte. A fração que lhe corresponde é “três sextos”.
No entanto, facilmente conseguimos constatar que se a tarte estivesse dividida apenas em 2 fatias iguais, ao comermos metade, estaríamos perante a fração “um meio”.
Como estas duas frações representam a mesma quantidade, elas dizem-se equivalentes. Assim, temos que
Desafio para os mais pequenos
Sempre que houver oportunidade, é bom reforçar estes conceitos e criar alguns desafios aos mais novos.
A título de exemplo, da próxima vez que comerem piza, dividam-na em 8 fatias de igual tamanho e digam que a cada pessoa está destinada um quarto da piza. Os miúdos vão ficar ansiosos por saber quantas fatias poderão comer!
Pode ver, aqui, o artigo Brincando com peças tipo LEGO