Brincar com a Diferença para promover a Inclusão

Aprender a brincar

Brincar é fundamental para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e psicomotor da criança, ajudando-as a construírem representações sobre o mundo que as rodeia, a aprenderem a lidar com os outros e a descobrirem-se a si próprias.

Os fantoches multiculturais são brinquedos que expressam simbolicamente a realidade que nos cerca, a diferença que existe entre cada um de nós, impulsionando a interação e a aceitação das crianças com essa diferença. E é através desta interação, com este tipo de brinquedos, que as crianças exploram o mundo e aprendem a lidar com os outros e com as suas diferenças, nomeadamente, com as diferenças culturais e traços físicos distintos de pessoas oriundas de zonas diferentes do nosso planeta.

Competências estimuladas

Além de explorarem o mundo, as crianças desenvolvem várias competências, nomeadamente, a criatividade, imaginando histórias e simulando situações do quotidiano, e a interação social, ensaiando os seus próprios comportamentos e imitando o das pessoas diferentes de si, construindo, assim, a sua própria identidade, percebendo as suas próprias diferenças identitárias e as dos outros e, mais importante, aprendem a aceitar essas diferenças.

Assim, as crianças, através da brincadeira, descobrem e conhecem novas culturas, aprendendo a respeitar e a valorizar as pessoas diferentes de si e a perceberem que a diferença pode ser um fator de complementaridade e enriquecimento. Aprendem também que muitas das diferenças físicas e comportamentais resultam da adaptação às exigências que o meio físico nos coloca em áreas diferentes do nosso planeta, promovendo, desta forma lúdica e descontraída, a inclusão.

Estes brinquedos ajudam, ainda, as crianças a adquirir competências comunicativas, expressar sentimentos e a desenvolver a sua inteligência relacional, emocional e social, ensaiando, até, papéis sociais diferentes, brincando ao “faz de conta que”. São, desta forma, também um importante meio promotor da compreensão dos papéis de género.

Proposta de Atividade

Com os fantoches multiculturais podem-se realizar variadíssima atividades, tanto em casa como na escola. Na escola, por exemplo, o professor pode, juntamente com os seus alunos, apelidar os diversos fantoches, atribuindo-lhes características e incluindo-os na rotina da turma, de forma a trazer para discussão temas como a discriminação, o preconceito, a xenofobia, o racismo e os estereótipos.

 

 

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