O Desenvolvimento da Inteligência Emocional
O desenvolvimento da criança não se limita apenas ao desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas, mas sim de um conjunto de habilidades. O desenvolvimento da inteligência emocional da criança é uma das habilidades fundamentais para o seu crescimento como ser social.
A inteligência emocional é a capacidade de identificarmos, de compreendermos, de expressarmos e de controlarmos as nossas próprias emoções, mas também de reconhecermos as emoções dos outros.
Reconhecer as emoções, proporciona o desenvolvimento da “empatia” nas crianças, ou seja, desenvolve a capacidade da criança compreender e colocar-se no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identificá-las não só em si, mas também nos outros.
A linguagem emocional é o primeiro passo para identificarmos e reconhecermos o que acontece no nosso íntimo, de forma a compreendermos os sentimentos e sermos capazes de os expressar. Ajuda-nos também no relacionamento com os outros, permitindo-nos perceber até que ponto as nossas interações os estão a afetar positiva ou negativamente, sendo, por isso fundamental ao processo de desenvolvimento social da criança.
A criança aprende a expressar as suas emoções através da observação e imitação, sobretudo quando o exemplo vem dos pais.
A importância da compreensão das Emoções no Desenvolvimento Social
Como vimos, a compreensão e a gestão das emoções são fundamentais para o desenvolvimento e regulação das nossas relações interpessoais. Para além de sentirmos e exprimirmos emoções, somos capazes de reconhecer nos outros as suas emoções, através das expressões faciais.
No entanto, a criança com autismo apresenta dificuldades ao nível da maturidade emocional, comprometendo o desenvolvimento das habilidades sociais. Acima de tudo, não desenvolve naturalmente a capacidade para reconhecer, expressar e gerir emoções, nem reconhecer as emoções faciais das outras pessoas, uma vez que apresenta dificuldades em observar, ou seja, em estabelecer contacto visual com o outro.
Para que a criança consiga reconhecer as emoções através do rosto dos outros, é necessário que conheça o significado de cada emoção.
Por vezes, a criança autista reage de forma desapropriada perante determinada emoção – grita, chora, agride-se a si ou agride os outros – porque não sabe lidar com as emoções, principalmente as desagradáveis.
Como ajudar uma Criança com Autismo a identificar as Emoções?
- Ajudar a identificar as emoções, ensinando o nome de cada emoção e explicar em que consiste. Nesta fase, é importante que se comecem a abordar as emoções mais básicas, como a alegria, a tristeza, o medo, a raiva…
- Ensinar a lidar com as emoções, principalmente com as mais desagradáveis;
- Ensinar a superar o desconforto que algumas emoções e sentimentos provocam, sobretudo, a frustração, o tédio, o medo e a raiva, explicando que não há problema em se sentir assim e que todas as pessoas sentem o mesmo.
- Ensinar a perceber as emoções dos outros;
- Verbalizar, dramatizando de forma exagerada, as emoções.
Como podemos trabalhar as Emoções?
A criança autista consegue aprender rapidamente as expressões de tristeza e alegria, mas pode ter dificuldades com outras emoções e sentimentos mais subtis, como o medo, a frustração, a surpresa, a culpa, a repulsa … Estas emoções podem ser trabalhadas através de várias atividades, nomeadamente:
- Contar uma história, usando, por exemplo, Fantoches Emocionais. Estes fantoches ajudam as crianças a entender e a expressar as emoções, através das suas expressões faciais. À medida que a história é contada, deve-se conversar com a criança sobre o que as personagens estão a sentir, nomeando e imitando as emoções expressas por cada uma delas.
- As Bolas das Emoções, ajudam a criança a desenvolver as suas habilidades emocionais, a perceber as características nos rostos de cada uma delas, de forma a identificar cada emoção.
A inteligência emocional deve ser aprendida essencialmente em contexto familiar. No entanto, é principalmente no contexto escolar que a criança com autismo desenvolve as suas habilidades sociais, adquiridas através das trocas sociais com os seus pares, favorecendo, assim, o seu desenvolvimento emocional e social, mas também, o das outras crianças, que aprendem a lidar com as diferenças.
Ensinar, ensinar, ensinar. Palavra chave.
Desistir nunca, persistir… Sempre.
Adorei conhecer o trabalho desenvolvido pelo Abecedário da Educação . Gostara de saber onde posso encontrar os Fantoches Emocionais e as bolas emocionais !
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Seria bom se tivesse os moldes dos fantoches
Boa tarde,
Infelizmente, não temos os moldes, mas pode encontrar estes fantoches no site abcescolar.pt
Com os melhores cumprimentos
Abecedário da Educação