Constata-se que a generalidade da população não tem conhecimentos para compreender e interpretar notícias de cariz científico. É certo que estas notícias não são de fácil apreensão. Por isso, é mais simples direcionar o nosso interesse para outro prisma quando não estamos a conseguir entender o que estamos a ler no jornal, a ouvir na rádio ou a ver na televisão. Todavia, é nosso dever estar atentos a todos os temas da atualidade, inclusive os científicos…
E, são tantas as notícias de natureza científica com as quais somos confrontados diariamente.
Por exemplo:
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A preocupação mundial com as alterações climáticas;
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O Prémio Nobel da Física, atribuído a uma mulher, decorridos 55 anos desde a sua anterior concessão. A canadiana Donna Strickland viu-se laureada com este galardão;
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Também, mais recentemente, a nova referência para a unidade da grandeza massa, o “quilograma quântico”. A nova medida entrará em vigor em maio de 2019.
A educação em ciências
A educação em ciências deve ser um dos pontos de partida para atingir a literacia científica, requisito fundamental para indivíduos conscientes, responsáveis e informados. Em conformidade, isto permitirá aos cidadãos responder corretamente aos apelos que surgem no seu dia a dia. Estabelecem assim, ligações entre os conhecimentos científicos e a sua vida quotidiana. Desta forma, obtêm melhor qualidade de vida e competências para enfrentar novas situações.
Acima de tudo, convém frisar que uma compreensão pública da Ciência contribuirá também para um futuro melhor do Planeta, permitindo aos cidadãos interiorizar responsabilidades e apostar na construção de um futuro sustentável, tendo em conta a preocupação com as gerações futuras.
Analogamente, é de extrema relevância desenvolver em todos os indivíduos uma mente crítica capaz de entender as aplicações das ciências no quotidiano e, sobretudo, de avaliar as consequências das mesmas. Decerto, só assim conseguiremos formar uma sociedade científica e tecnologicamente avançada.
Em jeito de conclusão, consideramos que, atualmente, a compreensão pública da Ciência é um dos valores inerentes a qualquer sociedade democrática. É nesta sociedade, em que a Ciência e a Tecnologia evoluem de uma forma tão célere, que devemos ter plena consciência que formar cidadãos cientificamente cultos, é nossa função enquanto pais/encarregados de educação e/ou professores!