Robótica Educativa

Nos últimos anos, a Robótica Educativa (RE) tem surgido como um instrumento educativo de elevado potencial. A sua introdução nas práticas de sala de aula como ferramenta de apoio, tem certamente auxiliado na promoção da aprendizagem de forma estimulante.

Vantagens da Robótica Educativa

Um dos principais benefícios da RE é conseguir dar um especial contributo para o processo ensino-aprendizagem. Por um lado, desperta nos alunos mais interesse para a aprendizagem e, por outro lado, permite ao professor trabalhar alguns conteúdos de forma mais atrativa e motivadora.

Em síntese, a utilização da RE ajuda na promoção do desenvolvimento de competências, tornando a aprendizagem num processo de exploração lúdico e interativo.

Competências

Ao manipularem este tipo de ferramenta tecnológica, as crianças conseguem desenvolver simultaneamente uma série de competências, como por exemplo:

  • criatividade e imaginação
  • motivação e entusiasmo
  • relacionamento e comunicação interpessoal
  • trabalho colaborativo
  • raciocínio lógico e pensamento abstrato
  • capacidade de concentração
  • autoestima
  • consciência crítica

 

Faixa Etária

A versatilidade da robótica permite que possam ser trabalhadas competências desde a primeira infância até à vida adulta. Assim, podemos afirmar que a RE é adequada para qualquer faixa etária.

A valorização do trabalho em grupo é uma característica importante da robótica. Como resultado, as crianças do pré-escolar podem trabalhar a área da Formação Pessoal e Social, que integra todas as outras áreas. De facto, e nestas idades, podem ser desenvolvidas destrezas essenciais para a vida ao nível do desenvolvimento pessoal, cognitivo e do trabalho em equipa.

No ensino básico e no secundário podem ser utilizados robôs ou kits de construção. Estes kits são compostos por diversas peças, motores, sensores, ou linguagens de programação e são controlados por um computador.

 

Interdisciplinaridade

A RE é considerada uma ferramenta de aprendizagem quando o robô, ou o kit robótico, é proposto como um instrumento de ensino e aprendizagem de outras áreas de conteúdo.

De facto, sendo a robótica uma área multidisciplinar pode envolver diversas disciplinas. São exemplos, a Informática, a Eletrónica, a Física, a Matemática, a Geografia e até a Música ou a Dança.

Por outro lado, a robótica é ainda uma ferramenta inclusiva no processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, a RE promove também a participação de crianças que apresentam fatores que afetam de forma significativa a sua aprendizagem em atividades curriculares.

Em conclusão, as atividades desenvolvidas no âmbito da RE conseguem tirar partido desta interdisciplinaridade. Desta forma, a RE contribui para a promoção de uma aprendizagem mais motivadora e transversal nas diversas disciplinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *