A Perturbação do Défice de Atenção (PDA) é um distúrbio neurobiológico que afeta o funcionamento do cérebro em áreas que comandam, por exemplo, a capacidade de planificar as tarefas e a capacidade de memorização, causando limitações ao nível da atenção/concentração e da persistência na concretização de tarefas, interferindo, desta forma, no processo de aprendizagem e no desenvolvimento socioafetivo da criança.
A combinação entre Défice de Atenção e Hiperatividade é bastante comum, tanto que se denominou este quadro como PHDA – Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Apesar disso, em vários casos, a Hiperatividade não está presente.
A PDA manifesta-se desde cedo na infância e, geralmente, persiste ao longo do crescimento, no entanto, os sintomas podem modificar-se ao longo do tempo.
As crianças com défice de atenção são, muitas vezes, rotuladas como preguiçosas e imaturas, por apresentarem um comportamento pouco convencional, mas típico desta perturbação. A aprendizagem fica comprometida e as consequências psicológicas acabam por afetar não só a criança como o núcleo familiar.
Sinais de Alerta |
– Dificuldade em prestar e manter a atenção;
– Dificuldade em manter-se focado nas tarefas ou nas brincadeiras; – Dificuldade em escutar quando lhe falam; – Tende a esquecer-se do que acabou de ouvir ou ler; – Dificuldade em seguir instruções e terminar os trabalhos escolares e as tarefas diárias; – Demora bastante tempo a realizar as tarefas escolares e as rotinas diárias; – Revela resistência ou evita tarefas que exijam um maior esforço mental; – Tendência para perder coisas; – Dificuldades em planificar e organizar tarefas; – Distrai-se facilmente com estímulos alheios às tarefas que está a realizar; – Perde objetos necessários para a realização de atividades; – Esquece-se, frequentemente, das atividades que tem que realizar diariamente, como por exemplo, entregar/fazer recados e/ou realizar os trabalhos de casa; – Apresenta dificuldades em iniciar os trabalhos de casa e/ou uma tarefa/atividade proposta/atribuída; – Apresenta dificuldade em lembrar-se/recordar-se de factos que aprendeu recentemente. |
As crianças com défice de atenção não costumam, geralmente, ultrapassar plenamente as suas dificuldades, no entanto, conseguem minimizar os seus efeitos, se forem devidamente acompanhadas. Neste sentido, é de extrema importância pensar no desenvolvimento de respostas educativas adequadas a esta perturbação que compromete a atividade, o desempenho escolar e o desenvolvimento socioafetivo da criança.
Deste modo, propomos um conjunto de jogos que podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento das crianças com PDA:
Jogos |
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Quebra-Cabeças | Puzzles | Ludo | Jogos de memória | Sudoku |
Sopa de letras |