Compreender a Perturbação do Défice de Atenção

A Perturbação do Défice de Atenção (PDA) é um distúrbio neurobiológico que afeta o funcionamento do cérebro em áreas que comandam, por exemplo, a capacidade de planificar as tarefas e a capacidade de memorização, causando limitações ao nível da atenção/concentração e da persistência na concretização de tarefas, interferindo, desta forma, no processo de aprendizagem e no desenvolvimento socioafetivo da criança.

A combinação entre Défice de Atenção e Hiperatividade é bastante comum, tanto que se denominou este quadro como PHDA – Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção. Apesar disso, em vários casos, a Hiperatividade não está presente.

A PDA manifesta-se desde cedo na infância e, geralmente, persiste ao longo do crescimento, no entanto, os sintomas podem modificar-se ao longo do tempo.

As crianças com défice de atenção são, muitas vezes, rotuladas como preguiçosas e imaturas, por apresentarem um comportamento pouco convencional, mas típico desta perturbação. A  aprendizagem fica comprometida e as consequências psicológicas acabam por afetar não só a criança como o núcleo  familiar.

Sinais de Alerta

– Dificuldade em prestar e manter a atenção;

– Dificuldade em manter-se focado nas tarefas ou nas brincadeiras;

– Dificuldade em escutar quando lhe falam;

– Tende a esquecer-se do que acabou de ouvir ou ler;

– Dificuldade em seguir instruções e terminar os trabalhos escolares e as tarefas diárias;

– Demora bastante tempo a realizar as tarefas escolares e as rotinas diárias;

– Revela resistência ou evita tarefas que exijam um maior esforço mental;

– Tendência para perder coisas;

– Dificuldades em planificar e organizar tarefas;

– Distrai-se facilmente com estímulos alheios às tarefas que está a realizar;

– Perde objetos necessários para a realização de atividades;

– Esquece-se, frequentemente, das atividades que tem que realizar diariamente, como por exemplo, entregar/fazer recados e/ou realizar os trabalhos de casa;

– Apresenta dificuldades em iniciar os trabalhos de casa e/ou uma tarefa/atividade proposta/atribuída;

– Apresenta dificuldade em lembrar-se/recordar-se de factos que aprendeu recentemente.

 

As crianças com défice de atenção não costumam, geralmente, ultrapassar plenamente as suas dificuldades, no entanto, conseguem minimizar os seus efeitos, se forem devidamente acompanhadas. Neste sentido, é de extrema importância pensar no desenvolvimento de respostas educativas adequadas a esta perturbação que compromete a atividade, o desempenho escolar e o desenvolvimento socioafetivo da criança.

Deste modo, propomos um conjunto de jogos que podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento das crianças com PDA:

Jogos

Quebra-Cabeças Puzzles Ludo Jogos de memória Sudoku

Sopa de letras

          

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *