Esclarecimentos acerca do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho (3)

Neste artigo, iremos continuar a sugerir algumas práticas a adotar em mais três das componentes das Acomodações Curriculares: a gestão do comportamento, a organização do estudo e a gestão do processo de avaliação.

 

Gestão do Comportamento 

 

      Usar estratégias de autorregulação, que permitam que os alunos aprendam a controlar o seu comportamento e a reagir da melhor maneira perante diversas situações.
      Utilizar estratégias que promovam a autodeterminação dos alunos, ensinando-os a adotar um conjunto de atitudes que possibilitem a definição dos seus próprios objetivos e a usar estratégias de resolução de problemas que permitam atingir esses objetivos. Essas estratégias devem englobar a autonomia e a participação dos alunos na tomada de decisões.
      Implementar um sistema de gestão de comportamento. Esta gestão implica a definição de um conjunto de ações e estratégias que permitam a resolução de problemas de comportamento dentro da sala de aula.
      Utilizar instrumentos de registo do comportamento.
      Proporcionar o desenvolvimento cooperativo de comportamentos e rotinas.
      Dar feedback contínuo sobre o comportamento dos alunos.

 

Organização do Estudo

 

      Treinar competências organizativas com os alunos.
      Utilizar um bloco de notas ou um caderno para marcação das tarefas, dos testes, dos trabalhos de casa…
      Ajudar a criar um plano de estudo.

 

As Adaptações ao Processo de Avaliação vêm especificar a forma de operacionalizar uma das componentes das Acomodações Curriculares, mais concretamente a gestão do processo de avaliação.

 

Gestão do Processo de Avaliação

 

      Realizar revisões, utilizando questões semelhantes às dos testes.
      Permitir ao aluno a consulta de apontamentos, notas ou do manual.
      Utilizar técnicas de avaliação variadas: escolha múltipla, verdadeiro/falso, respostas curtas, preenchimento de espaços, correspondência.
      Ignorar erros de gramática, pontuação, caligrafia e organização.
      Utilizar testes curtos.
      Usar testes orais.
      Permitir tempo extra no teste.
      Realizar o teste em sala à parte.
      Facultar o teste noutro formato mais acessível.
      Permitir a realização do teste noutro horário.
      Permitir aos alunos responder através de um computador.
      Utilizar um tamanho de letra superior.

 

Antes de se definirem as Acomodações Curriculares devemos questionar quais as potencialidades, as expectativas, as motivações e as necessidades dos alunos; que suportes de apoio e recursos estão disponíveis e acessíveis para os alunos e para os professores que com eles têm de trabalhar; que tipo de estratégias podem ser usadas para melhorar o desempenho dos alunos, entre outras.

Brevemente, iremos ainda debruçar-nos sobre as restantes medidas de gestão curricular, mais concretamente sobre as Adaptações Curriculares Não Significativas (Medida Seletiva) e as Adaptações Curriculares Significativas (Medida Adicional).

Um comentário em “Esclarecimentos acerca do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho (3)

  1. Teresa Pimenta comentou:

    O assunto educação inclusiva tem de ser verdadeiramente debatido.
    As salas de autismo continuam a existir e o 54… Não se coloca em prática… O que deveria ser ontem, fica sempre para amanhã.

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