Neste artigo, iremos continuar a sugerir algumas práticas a adotar em mais três das componentes das Acomodações Curriculares: a gestão do comportamento, a organização do estudo e a gestão do processo de avaliação.
Gestão do Comportamento
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Usar estratégias de autorregulação, que permitam que os alunos aprendam a controlar o seu comportamento e a reagir da melhor maneira perante diversas situações. |
Utilizar estratégias que promovam a autodeterminação dos alunos, ensinando-os a adotar um conjunto de atitudes que possibilitem a definição dos seus próprios objetivos e a usar estratégias de resolução de problemas que permitam atingir esses objetivos. Essas estratégias devem englobar a autonomia e a participação dos alunos na tomada de decisões. |
Implementar um sistema de gestão de comportamento. Esta gestão implica a definição de um conjunto de ações e estratégias que permitam a resolução de problemas de comportamento dentro da sala de aula. |
Utilizar instrumentos de registo do comportamento. |
Proporcionar o desenvolvimento cooperativo de comportamentos e rotinas. |
Dar feedback contínuo sobre o comportamento dos alunos. |
Organização do Estudo
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Treinar competências organizativas com os alunos. |
Utilizar um bloco de notas ou um caderno para marcação das tarefas, dos testes, dos trabalhos de casa… |
Ajudar a criar um plano de estudo. |
As Adaptações ao Processo de Avaliação vêm especificar a forma de operacionalizar uma das componentes das Acomodações Curriculares, mais concretamente a gestão do processo de avaliação.
Gestão do Processo de Avaliação
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Realizar revisões, utilizando questões semelhantes às dos testes. |
Permitir ao aluno a consulta de apontamentos, notas ou do manual. |
Utilizar técnicas de avaliação variadas: escolha múltipla, verdadeiro/falso, respostas curtas, preenchimento de espaços, correspondência. |
Ignorar erros de gramática, pontuação, caligrafia e organização. |
Utilizar testes curtos. |
Usar testes orais. |
Permitir tempo extra no teste. |
Realizar o teste em sala à parte. |
Facultar o teste noutro formato mais acessível. |
Permitir a realização do teste noutro horário. |
Permitir aos alunos responder através de um computador. |
Utilizar um tamanho de letra superior. |
Antes de se definirem as Acomodações Curriculares devemos questionar quais as potencialidades, as expectativas, as motivações e as necessidades dos alunos; que suportes de apoio e recursos estão disponíveis e acessíveis para os alunos e para os professores que com eles têm de trabalhar; que tipo de estratégias podem ser usadas para melhorar o desempenho dos alunos, entre outras.
Brevemente, iremos ainda debruçar-nos sobre as restantes medidas de gestão curricular, mais concretamente sobre as Adaptações Curriculares Não Significativas (Medida Seletiva) e as Adaptações Curriculares Significativas (Medida Adicional).
O assunto educação inclusiva tem de ser verdadeiramente debatido.
As salas de autismo continuam a existir e o 54… Não se coloca em prática… O que deveria ser ontem, fica sempre para amanhã.