Já anteriormente tínhamos abordado o tema das frações, quando escrevemos o artigo “Pizas e tartes para explicar frações aos mais pequenos”. Nessa altura, tentamos explicar como poderíamos abordar o assunto à refeição.
Desta vez, e apesar de existirem diversos materiais no mercado para abordar este tema, vamos demonstrar como a utilização de setores circulares pode ser bastante benéfica no desenvolvimento do mesmo.
De facto, os setores circulares podem facilitar a compreensão da representação de números escritos desta forma, nomeadamente na exploração do significado “parte de um todo” associado à noção de fração.
Além disso, este material é adequado para:
- reconstrução da unidade e compreensão de frações como partes da unidade;
- linguagem corrente e simbólica de números representados por frações;
- comparação de frações;
- noção de frações equivalentes.
Para este efeito, escolhemos um conjunto de setores circulares de 8 cores distintas que variam consoante o número de partes em que os círculos se encontram divididos.
Frações unitárias
Nos primeiros casos, exemplificados a seguir, vamos escolher frações unitárias, ou seja, frações em que o numerador é 1.
Podemos relembrar que:
1. Reconstrução da unidade e compreensão de frações como partes da unidade
Inicialmente, pode ser pedido que se reconstrua a unidade com peças de igual cor, utilizando alguns exemplos.
- Cor Azul: perguntamos quantos setores azuis são necessários para completar a unidade. Como são precisos 4 setores, podemos concluir que cada um dos setores azuis corresponde a um quarto da unidade.
- Cor Verde: perguntamos quantos setores verdes são necessários para completar a unidade. Como são precisos 8 setores, podemos concluir que cada um dos setores verdes corresponde a um oitavo da unidade.
2. Linguagem corrente e simbólica de números representados por frações.
Neste primeiro exemplo, temos
que é a “quarta parte de 1” e que se lê “um quarto”.
No exemplo seguinte, temos:
que é a “oitava parte de 1” e que se lê “um oitavo”.
Frações próprias
Frações próprias são frações que representam números menores do que a unidade, ou seja, frações onde o numerador é menor que o denominador. Temos frações próprias quando escolhemos um ou mais setores de cada cor. Assim, nos exemplos que se seguem, estamos perante frações próprias:
- 3 setores azuis num total de 4 partes de um todo: que se lê “três quartos”
- 3 setores laranjas num total de 6 partes de um todo: que se lê “três sextos”
3. Comparação de frações
De seguida, podemos pedir à criança que selecione uma peça de cada cor e que as organizem por tamanho.
Nesta altura, tomando o círculo roxo como unidade, a criança deve conseguir identificar que fração representa cada um dos setores.
É essencial que se tirem algumas conclusões relativamente à comparação dos números representados sob a forma de fração.
4. Frações equivalentes
Frações equivalentes são frações que representam o mesmo número.
Aproveitando este último exemplo, podemos trabalhar a noção de equivalência de frações, pois facilmente as crianças conseguem perceber que 1 setor vermelho representa a mesma parte da unidade do que 3 setores laranjas e concluem que
= .
Em conclusão, estes são apenas alguns exemplos onde podemos utilizar setores circulares para abordar frações.
Posteriormente, iremos associar frações a números decimais.