Setores circulares para compreensão de frações

Já anteriormente tínhamos abordado o tema das frações, quando escrevemos o artigo Pizas e tartes para explicar frações aos mais pequenos. Nessa altura, tentamos explicar como poderíamos abordar o assunto à refeição.

Desta vez, e apesar de existirem diversos materiais no mercado para abordar este tema, vamos demonstrar como a utilização de setores circulares pode ser bastante benéfica no desenvolvimento do mesmo.

De facto, os setores circulares podem facilitar a compreensão da representação de números escritos desta forma, nomeadamente na exploração do significado “parte de um todo” associado à noção de fração.

Além disso, este material é adequado para:

  1. reconstrução da unidade e compreensão de frações como partes da unidade;
  2. linguagem corrente e simbólica de números representados por frações;
  3. comparação de frações;
  4. noção de frações equivalentes.

Para este efeito, escolhemos um conjunto de setores circulares de 8 cores distintas que variam consoante o número de partes em que os círculos se encontram divididos.

Frações unitárias

Nos primeiros casos, exemplificados a seguir, vamos escolher frações unitárias, ou seja, frações em que o numerador é 1.

Podemos relembrar que:

1. Reconstrução da unidade e compreensão de frações como partes da unidade

Inicialmente, pode ser pedido que se reconstrua a unidade com peças de igual cor, utilizando alguns exemplos.

  • Cor Azul: perguntamos quantos setores azuis são necessários para completar a unidade. Como são precisos 4 setores, podemos concluir que cada um dos setores azuis corresponde a um quarto da unidade.

 

  • Cor Verde: perguntamos quantos setores verdes são necessários para completar a unidade. Como são precisos 8 setores, podemos concluir que cada um dos setores verdes corresponde a um oitavo da unidade.

2. Linguagem corrente e simbólica de números representados por frações.

Neste primeiro exemplo, temos

\frac{1}{4}  que é a “quarta parte de 1” e que se lê “um quarto”.

No exemplo seguinte, temos:

\frac{1}{8}  que é a “oitava parte de 1” e que se lê “um oitavo”.

Frações próprias

Frações próprias são frações que representam números menores do que a unidade, ou seja, frações onde o numerador é menor que o denominador. Temos frações próprias quando escolhemos um ou mais setores de cada cor. Assim, nos exemplos que se seguem, estamos perante frações próprias:

  • 3 setores azuis num total de 4 partes de um todo: \frac{3}{4}  que se lê “três quartos”

  • 3 setores laranjas num total de 6 partes de um todo: \frac{3}{6}   que se lê “três sextos”

 

3. Comparação de frações

De seguida, podemos pedir à criança que selecione uma peça de cada cor e que as organizem por tamanho.

Nesta altura, tomando o círculo roxo como unidade, a criança deve conseguir identificar que fração representa cada um dos setores.

É essencial que se tirem algumas conclusões relativamente à comparação dos números representados sob a forma de fração.

4. Frações equivalentes

Frações equivalentes são frações que representam o mesmo número.

Aproveitando este último exemplo, podemos trabalhar a noção de equivalência de frações, pois facilmente as crianças conseguem perceber que 1 setor vermelho representa a mesma parte da unidade do que 3 setores laranjas e concluem que

\frac{1}{2}  =  \frac{3}{6}  .

Em conclusão, estes são apenas alguns exemplos onde podemos utilizar setores circulares para abordar frações.

Posteriormente, iremos associar frações a números decimais.

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