Ouvimos frequentemente, tão frequentemente, que chega a ser preocupante, a expressão “curto espaço de tempo”. E, esta frase surge da boca tanto de pessoas com menos habilitações académicas como de outras com habilitações académicas superiores. Estando atentos a grandes programas televisivos, à rádio e/ou às notícias dos jornais, encontramos facilmente esta expressão…
Sendo assim, interessa de sobremaneira esclarecer este assunto. Isto, porque se denota grande confusão entre estas duas grandezas…
O que é o intervalo de tempo e o espaço percorrido (distância percorrida)?
Intervalo de tempo (Δt)
O tempo que decorre entre o instante final e o instante inicial de um movimento ou de um acontecimento, no dia a dia, é chamado de intervalo de tempo (Δt, lê-se delta t). Matematicamente, o intervalo de tempo é calculado da seguinte forma:
Δt – Intervalo de tempo
tf – Instante final
ti – Instante inicial
A unidade do Sistema Internacional para os instantes e para o intervalo de tempo é o segundo (s). No entanto, há outras unidades que nós usamos muito no quotidiano, como a hora (h) e o minuto (min).
Espaço percorrido ou distância percorrida (s)
A distância percorrida, s, indica a medida do percurso efetuado pelo corpo sobre a trajetória. É uma grandeza escalar, portanto só pode ter valores positivos ou nulos. Por sua vez, a trajetória é o caminho percorrido por um corpo ao longo de todo o seu movimento. Pode ser retilínea (se for representada por uma reta) ou curvilínea (circular, elítica, irregular…).
A saber, a unidade do Sistema Internacional para distância percorrida é o metro (m). Contudo, também recorremos a outras unidades no nosso dia a dia, como o quilómetro (km), o centímetro (cm) e o milímetro (mm).
Então, quando queremos afirmar que algo/um acontecimento foi rápido, dizemos que sucedeu num curto intervalo de tempo. Por exemplo, “Percorreste a distância entre o Porto e Lisboa num curto intervalo de tempo” ou “Este evento necessitou de um longo intervalo de tempo para ser devidamente organizado”.
Desta forma, se fala em boa linguagem científica!
Artigo muito interessante e com linguagem muito clara. Muitos parabéns.
Realmente, as vezes que ouvimos esta frase… não sabia que estava incorreto! Muito pertinente, esta explicação.
Ora aqui está um ótimo esclarecimento! Parabéns
Olha que interessante desconhecia está distinção.
Parabéns ?
Gostei!
Parabéns ao autor.
Excelente distinção e caracterização! Haja rigor científico na utilização da linguagem. Artigo muito pertinente e de enorme relevância. Parabéns! ???