Estratégias de Intervenção e Atividades Específicas para Pais ajudarem Crianças com PHDA a lidar com a sua problemática
Como já vimos, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) tem um enorme impacto no funcionamento pessoal, académico, familiar e social da criança.
O ambiente familiar em que a criança se encontra é fundamental na amenização desta perturbação. Deste modo, o ambiente deve ser estável, calmo e silencioso.
A criança precisa da ajuda e da compreensão dos pais para atenuar os efeitos desta perturbação. Aprende a adequar o seu comportamento a situações específicas e, consequentemente, a melhora a sua qualidade de vida.
Consideramos importante que os pais estejam dotados de estratégias que facilitem a gestão comportamental dos seus filhos. Desta forma, estarão a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento mais harmonioso da criança.
As estratégias que apresentamos são ferramentas que poderão orientar os pais a ajudar a criança a lidar com esta problemática.
No caso das crianças com PHDA, pelos elevados níveis de stress diários que enfrentam ao nível da gestão das suas emoções e dos seus comportamentos, é fundamental encontrar atividades para relaxar e/ou canalizar de forma produtiva as suas energias.
Neste sentido, é imperioso que as crianças com PHDA passem mais tempo de qualidade com os seus pais, por exemplo, em torno de atividades que tenham, além de um sentido didático-pedagógico, um sentido lúdico.
Assim, poderão perceber que trabalhar de forma atenta e concentrada na concretização de uma tarefa, também poderá ser uma atividade prazerosa, contribuindo para reforçar a qualidade de vinculação entre a crianças e os seus familiares.
Há atividades que estimulam e favorecem a concentração, mas que também ajudam a criança a lidar com as suas emoções. Assim, a criança constata que existem diferentes caminhos que a podem ajudar a libertar os níveis de tensão acumulada.
Artigo muito completo e elucidativo para pais/educadores. Obrigada pela partilha.