Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)

Estratégias de Intervenção e Atividades Específicas para Pais ajudarem Crianças com PHDA a lidar com a sua problemática

Como já vimos, a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) tem um enorme impacto no funcionamento pessoal, académico, familiar e social da criança.

O ambiente familiar em que a criança se encontra é fundamental na amenização desta perturbação. Deste modo, o ambiente deve ser estável, calmo e silencioso.

A criança precisa da ajuda e da compreensão dos pais para atenuar os efeitos desta perturbação. Aprende a adequar o seu comportamento a situações específicas e, consequentemente, a melhora a sua qualidade de vida.

Consideramos importante que os pais estejam dotados de estratégias que facilitem a gestão comportamental dos seus filhos. Desta forma, estarão a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento mais harmonioso da criança.

As estratégias que apresentamos são ferramentas que poderão orientar os pais a ajudar a criança a lidar com esta problemática.

No caso das crianças com PHDA, pelos elevados níveis de stress diários que enfrentam ao nível da gestão das suas emoções e dos seus comportamentos, é fundamental encontrar atividades para relaxar e/ou canalizar de forma produtiva as suas energias.

Neste sentido, é imperioso que as crianças com PHDA passem mais tempo de qualidade com os seus pais, por exemplo, em torno de atividades que tenham, além de um sentido didático-pedagógico, um sentido lúdico.

Assim, poderão perceber que trabalhar de forma atenta e concentrada na concretização de uma tarefa, também poderá ser uma atividade prazerosa, contribuindo para reforçar a qualidade de vinculação entre a crianças e os seus familiares.

Há atividades que estimulam e favorecem a concentração, mas que também ajudam a criança a lidar com as suas emoções. Assim, a criança constata que existem diferentes caminhos que a podem ajudar a libertar os níveis de tensão acumulada.

                              

  

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