No final do ano passado, publicamos o artigo “A brincar com peças tipo LEGO”, onde abordamos algumas das potencialidades desta ferramenta para a aprendizagem na matemática. Nessa altura, explicamos como poderiam ser exploradas as noções de:
- grandeza de um número;
- maior, menor e igual;
- adição e decomposição de um número.
Desta vez, vamos explorar a multiplicação, utilizando diferentes abordagens. Assim, podemos explicar a multiplicação quando:
1. Juntamos peças da mesma cor:
As crianças mais pequenas entendem facilmente a noção de multiplicação quando juntam peças da mesma cor.
2. Realizamos o produto entre o número de linhas pelo número de colunas:
O último exemplo ajuda a que as crianças entendam a multiplicação como o produto do número de linhas pelo número de colunas. Se necessário, podemos mostrar, por exemplo:
3. Agrupamos peças:
Em terceiro lugar, pedimos que a criança faça conjuntos, onde inicialmente a altura deverá ser de apenas uma peça.
Mais tarde, podemos variar as alturas e ir explorando as tabuadas.
4. Trabalhamos quadrados perfeitos e potências de expoente 2:
Posteriormente, conseguimos introduzir a noção de quadrado perfeito e trabalhar potências de expoente 2.
5. Trabalhamos cubos perfeitos e potências de expoente 3:
Da mesma forma, introduzimos a noção de cubo perfeito e trabalhamos potências de expoente 3.
Em suma, com esta ferramenta conseguimos trabalhar com as nossas crianças algumas noções de matemática de forma visual e divertida.