Peças tipo LEGO e a Multiplicação

No final do ano passado, publicamos o artigo A brincar com peças tipo LEGO”, onde abordamos algumas das potencialidades desta ferramenta para a aprendizagem na matemática. Nessa altura, explicamos como poderiam ser exploradas as noções de:

  • grandeza de um número;
  • maior, menor e igual;
  • adição e decomposição de um número.

Desta vez, vamos explorar a multiplicação, utilizando diferentes abordagens. Assim, podemos explicar a multiplicação quando:

1. Juntamos peças da mesma cor:

As crianças mais pequenas entendem facilmente a noção de multiplicação quando juntam peças da mesma cor.

     

2. Realizamos o produto entre o número de linhas pelo número de colunas:

O último exemplo ajuda a que as crianças entendam a multiplicação como o produto do número de linhas pelo número de colunas. Se necessário, podemos mostrar, por exemplo:

    

3. Agrupamos peças:

Em terceiro lugar, pedimos que a criança faça conjuntos, onde inicialmente a altura deverá ser de apenas uma peça.

Mais tarde, podemos variar as alturas e ir explorando as tabuadas.

     

4. Trabalhamos quadrados perfeitos e potências de expoente 2:

Posteriormente, conseguimos introduzir a noção de quadrado perfeito e trabalhar potências de expoente 2.

5. Trabalhamos cubos perfeitos e potências de expoente 3:

Da mesma forma, introduzimos a noção de cubo perfeito e trabalhamos potências de expoente 3.

Em suma, com esta ferramenta conseguimos trabalhar com as nossas crianças algumas noções de matemática de forma visual e divertida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *