Pode a educação imersiva acabar com as distrações?

O desafio de cativar a atenção e envolver os alunos na aprendizagem é hoje mais difícil do que nunca. Num mundo onde as crianças brincam mais com os smartphones e tablets do que propriamente com brinquedos e onde os jovens olham para os seus telemóveis de minuto a minuto, é natural que a monotonia tradicional de algumas aulas seja desmotivante e provoque distrações.

No entanto, parece imprudente que grande parte dos alunos se sinta desconectado da sua aprendizagem, precisamente devido ao método de ensino. Especialmente tendo nós à nossa disposição tantas ferramentas tecnológicas para contrariar esta tendência.

Este é o corajoso objetivo da educação imersiva: conseguir entusiasmar os alunos diariamente. Num contexto de aprendizagem imersivo, os alunos estão completamente envolvidos na sua aprendizagem. Submetidos a ambientes artificiais simulados, são os alunos a assumir o controlo quer do ritmo, quer da forma como absorvem as informações.

Como aplicar a educação imersiva nas aulas

Felizmente, graças aos avanços tecnológicos, é cada vez mais fácil conseguirmos criar este tipo de ambientes nas salas de aula. Tanto os Monitores Interativos Touchscreen, como os equipamentos de Realidade Virtual estão cada vez mais acessíveis. Além disso, existe um imenso trabalho já feito no que diz respeito aos conteúdos educativos.

Nos últimos anos, explodiu o número de aplicações online de realidade virtual e aumentada. Na internet, encontrará facilmente aplicações para todas as disciplinas. Nas aulas de História, os alunos podem, por exemplo, conhecer a Acrópole de Atenas ou o Coliseu de Roma. Em contrapartida, nas aulas de Ciências, terão a oportunidade de explorar os sistemas do corpo humano ou acompanhar todo o processo de formação da Terra!

Menos distrações e maior entusiasmo

Para uma geração de nativos digitais, nada melhor do que estar em contacto direto com a tecnologia durante as aulas. Com estes equipamentos, os alunos têm a possibilidade de responder às suas próprias questões na hora. Assim, como são eles a gerir a aprendizagem num ambiente controlado, há muito menos oportunidades de se distraírem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *