Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção – Estratégias para Professores

Como podem os Professores ajudar os Alunos com PHDA?

 

No passado dia 12 de fevereiro, publicamos o artigo Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, onde apresentamos algumas estratégias para os pais com crianças com PHDA as ajudarem a lidar com as suas dificuldades.

Como consideramos que este tema merece particular enfoque, iremos apresentar, neste artigo, algumas estratégias para os professores ajudarem estas crianças a focarem e a manterem a atenção durante as aulas.

No entanto, as estratégias que vamos apresentar deverão ser o mais ajustadas possível às necessidades de cada aluno. Neste sentido, é de grande importância o trabalho colaborativo desenvolvido não só pelos professores, mas também pelos docentes de Educação Especial e outros profissionais que acompanham estes alunos.

A organização do espaço físico é importante para uma melhor gestão das tarefas e dos comportamentos na sala de aula.

Dado que as crianças com PHDA têm dificuldades em organizar a informação, as atividades devem ser apresentadas de forma simples, com instruções curtas, claras e diretas.

O professor deve dar mais atenção ao aluno, nos momentos de maior concentração, reforçando positivamente o seu comportamento. Na maioria das vezes, ignorar os comportamentos desadequados e reforçar os comportamentos desejáveis ajudará o aluno com PHDA a aprender a gerir o seu comportamento.

Como vimos, os professores podem auxiliar as crianças com PHDA através de uma variedade de estratégias de intervenção educativa e de gestão da sala de aula, bem como estratégias de modificação do comportamento. No entanto, o processo de ensino-aprendizagem junto de crianças com PHDA representa um grande desafio para os professores, mas também uma grande preocupação, muitas vezes associada à pouca informação que têm acerca desta perturbação.

Neste sentido, é fundamental que os professores adquiram o máximo de conhecimentos face a esta problemática, para poderem ajudar estas crianças no contexto escolar.

6 comentário em “Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção – Estratégias para Professores

  1. Bruno Magalhães comentou:

    Uma vez mais, um excelente artigo!
    Organizado, sucinto e esclarecedor.
    Obrigado pela partilha!
    Parabéns ao vosso Blog!

  2. Teresa comentou:

    Excelente este trabalho. Pena tenho que os alunos me cheguem ao ensino secundário sem qualquer apoio anterior.

  3. Rosa Ramos comentou:

    Sem dúvida, mais um artigo excelente!
    Obrigada por todas estas partilhas que, sem dúvida, auxiliam bastante a minha prática com as crianças.

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