Como podem os Professores ajudar os Alunos com PHDA?
No passado dia 12 de fevereiro, publicamos o artigo “Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção”, onde apresentamos algumas estratégias para os pais com crianças com PHDA as ajudarem a lidar com as suas dificuldades.
Como consideramos que este tema merece particular enfoque, iremos apresentar, neste artigo, algumas estratégias para os professores ajudarem estas crianças a focarem e a manterem a atenção durante as aulas.
No entanto, as estratégias que vamos apresentar deverão ser o mais ajustadas possível às necessidades de cada aluno. Neste sentido, é de grande importância o trabalho colaborativo desenvolvido não só pelos professores, mas também pelos docentes de Educação Especial e outros profissionais que acompanham estes alunos.
A organização do espaço físico é importante para uma melhor gestão das tarefas e dos comportamentos na sala de aula.
Dado que as crianças com PHDA têm dificuldades em organizar a informação, as atividades devem ser apresentadas de forma simples, com instruções curtas, claras e diretas.
O professor deve dar mais atenção ao aluno, nos momentos de maior concentração, reforçando positivamente o seu comportamento. Na maioria das vezes, ignorar os comportamentos desadequados e reforçar os comportamentos desejáveis ajudará o aluno com PHDA a aprender a gerir o seu comportamento.
Como vimos, os professores podem auxiliar as crianças com PHDA através de uma variedade de estratégias de intervenção educativa e de gestão da sala de aula, bem como estratégias de modificação do comportamento. No entanto, o processo de ensino-aprendizagem junto de crianças com PHDA representa um grande desafio para os professores, mas também uma grande preocupação, muitas vezes associada à pouca informação que têm acerca desta perturbação.
Neste sentido, é fundamental que os professores adquiram o máximo de conhecimentos face a esta problemática, para poderem ajudar estas crianças no contexto escolar.
Uma vez mais, um excelente artigo!
Organizado, sucinto e esclarecedor.
Obrigado pela partilha!
Parabéns ao vosso Blog!
Excelente este trabalho. Pena tenho que os alunos me cheguem ao ensino secundário sem qualquer apoio anterior.
Excelente partilha de saber e ajuda. Pena que os alunos nos cheguem ao secundário, sem qualquer apoio anterior.
Obrigada por mais este excelente artigo! Vai ajudar-me muito.
Sem dúvida, mais um artigo excelente!
Obrigada por todas estas partilhas que, sem dúvida, auxiliam bastante a minha prática com as crianças.
Excelente ajuda! Ótimas sugestões!
Obrigada!