Porquê as Salas do Futuro?
As salas do futuro foram pensadas para desenvolver competências do século XXI num ambiente multifacetado de aprendizagem. Para que este ambiente seja o indicado, é essencial que estes espaços estejam equipados com algumas das mais recentes tecnologias ligadas à educação.
Certamente que é fundamental conseguir captar a atenção dos alunos, mantendo-os motivados e interessados e que a utilização das tecnologias pode trazer imensos benefícios na concretização deste objetivo. Também sabemos que a introdução de algumas tecnologias em sala de aula aumenta os fatores distratores à volta dos alunos. Assim, estes ambientes deverão ser continuamente monitorizados.
Acima de tudo, é necessário repensar a forma de ensinar e de aprender.
“Criado pela European Schoolnet, o projeto Future Classroom Lab (FCL) é um ambiente de aprendizagem inspirador em Bruxelas, desafiando os visitantes a repensar o papel da pedagogia, tecnologia e design nas suas salas de aula.“ http://fcl.eun.org
Zonas de Aprendizagem
Decidiu-se, como resultado de alguns estudos, que as salas de futuro devem estar divididas em seis zonas. Cada uma destas zonas destaca diferentes áreas de ensino e aprendizagem.
INTERACT – Zona de Interagir
O professor pode usar a tecnologia para melhorar a interatividade e a participação dos alunos nos espaços tradicionais de aprendizagem. Então, nesta zona, podemos encontrar tablets, smartphones e quadros interativos, onde a aprendizagem envolve partilha ativa entre professores e alunos.
EXCHANGE – Zona de Partilhar
O aluno dá muita importância à capacidade de colaborar com os outros. O trabalho em equipa ocorre durante a investigação, criação e apresentação. As TIC ajudam a criar uma forma mais rica de comunicação e colaboração. Com a sua utilização é possível recorrer à comunicação on-line, onde o intercâmbio pode ser estendido para tarefas pós-escolares.
INVESTIGATE – Zona de Investigar
Os alunos são encorajados a descobrir por si mesmos. Nesta zona, os professores promovem projetos para desenvolver as habilidades de pensamento crítico dos alunos. O mobiliário flexível suporta esse conceito e a zona física pode ser reconfigurada rapidamente para permitir o trabalho em grupos, pares ou individualmente. A nova tecnologia agrega valor à pesquisa, fornecendo dados e ferramentas para examinar e analisar.
CREATE – Zona de Criar
Os alunos fazem planos, projetam e produzem o seu próprio trabalho, como por exemplo, uma apresentação. Nesta zona, os alunos trabalham com atividades reais de construção de conhecimento. São também partes importantes do processo criativo, a interpretação, análise, trabalho em equipa e avaliação.
PRESENT – Zona de Apresentar
Os alunos precisarão de um conjunto diferente de ferramentas e habilidades para apresentar, entregar e obter feedback sobre o seu trabalho. A transmissão dos resultados pode ser apoiada por uma área dedicada a apresentações interativas que, por meio do seu design e layout, estimula a interação e o feedback.
DEVELOP – Zona de Desenvolver
É um espaço para aprendizagem informal e reflexão. Os alunos podem realizar o trabalho escolar de forma independente e ao seu próprio ritmo. Por outro lado, também podem aprender informalmente enquanto se concentram nos seus próprios interesses fora dos ambientes formais da sala de aula. Ao fornecer maneiras de promover a aprendizagem auto-dirigida, a escola apoia as habilidades de auto-reflexão e meta-cognição dos alunos. Assim, encoraja os seus alunos a aprender verdadeiramente ao longo da vida, reconhecendo e validando a aprendizagem informal.
Para finalizar, resta dizer que este projeto da sala do futuro é já uma sala de aula do presente. Neste momento, mais de três dezenas de escolas em todo o país estão já a colocar esta ideia em prática.
Excelente material