Permitir às crianças o contacto com as… Sementes

Constatamos facilmente que, na nossa azáfama diária, não nos resta muito tempo para possibilitar às nossas crianças, atividades práticas que lhes permitam desenvolver competências como a observação, a iniciativa, a criatividade e a autonomia. Contudo, sabemos que o devemos fazer. Por exemplo, a manipulação de sementes é uma aposta ganha!

Se repararem, há crianças que vivem em zonas mais rurais e que por isso conhecem várias sementes. Todavia, também há crianças que vivem em zonas mais citadinas e não sabem sequer o que é uma semente, muito menos são capazes de dar um exemplo concreto desta parte da planta.

Aprendizagens essenciais (AE) para Estudo do Meio

Portanto, de acordo com o anteriormente exposto, vimos propor uma atividade que muito motivará os miúdos e da qual eles retirarão aprendizagens para a vida. E… as atividades de natureza mais prática, em que eles mexam e sejam os atores principais, proporcionam estas memórias, com certeza!

Com esta atividade prática, pretende-se analisar a grande variedade de sementes que existem, no que diz respeito a algumas das suas características. Passamos a descrever as várias etapas para a consecução desta tarefa, cuja questão central é:

Como podemos agrupar sementes diferentes?

1.ª Etapa: Levantamento das conceções prévias

Questionar os miúdos sobre o que entendem por semente. Pedir-lhes exemplos e, por fim, que desenhem algumas sementes que conheçam e que façam a respetiva legenda.

2.ª Etapa: Apresentação de hipóteses

Mostrar aos vários grupos de crianças um conjunto de sementes para eles observarem e questioná-los sobre possíveis diferenças entre as mesmas. A imagem seguinte é uma sugestão do que podemos apresentar:

O intuito é que os mais pequenos consigam ir dando indicações para critérios de agrupamento das sementes. Por exemplo, cor, textura, forma e tamanho.

3.ª Etapa: Procedimento

Depois de todos os critérios estarem determinados, segue-se a elaboração de grupos de sementes de acordo com os mesmos. Para o efeito, uma cartolina para cada grupo de crianças é uma boa forma de sintetizar a informação e também motivá-los, por ser uma maneira de registar resultados diferente da habitual. Conforme o exemplo ao lado.

 

 

4.ª Etapa: Conclusões

Seguidamente, devemos emitir as conclusões. Os mais pequenos deverão verbalizar algo deste género: as várias sementes podem agrupar-se de acordo com vários critérios, como a cor, o tamanho, a forma e a textura, entre outros.

5.ª Etapa: Consolidação de conhecimentos

É sempre muito agradável darmos a possibilidade às crianças de realizarem uma atividade mais lúdica. Não obstante, que também lhes permita consolidar os conhecimentos abordados. Por isso, propomos que lhes apresentem um Dominó, algo diferente do habitual: um Dominó de Sementes! De facto, elas jogarão e provarão que ficaram a conhecer bem as várias sementes. Por exemplo, pode elaborar algo do género que ao lado se demonstra, recorrendo a cartolina, marcador e sementes variadas.

Para concluir, acrescentar que esta atividade pode perfeitamente servir de mote para uma próxima tarefa relacionada com a germinação de sementes.

4 comentário em “Permitir às crianças o contacto com as… Sementes

  1. João Pereira comentou:

    Gostei. De certeza que os meus filhos vão adorar mexer nas sementes. Tão simples e que permite tantas aprendizagens. Parabéns pela sugestão

  2. Inês Chavarria comentou:

    Ótima atividade para eu fazer com o meu irmão. Muito bem descrita… Vou fazer! Agradeço a ideia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *