Dia do π

Dia do Pi

A primeira vez que se comemorou o Dia do Pi foi no ano de 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium. Posteriormente a esse momento, o festejo tornou-se internacional e comemora-se todos os anos no dia 14 de março.

A escolha desta data está diretamente ligada com a notação americana usada para as datas. Enquanto que na Europa se utiliza DD/MM, nos Estados Unidos da América a forma utilizada é MM/DD. Assim, a notação do dia 14 de março é 3/14, que corresponde ao valor aproximado de pi com 2 casas decimais, 3,14.

O que é o número π?

De entre todos os números irracionais, o número pi, que representamos pela letra grega π, é o mais conhecido e tem aplicabilidade em diversas áreas.

Este irracional representa a razão entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro. Como o seu valor é sempre igual, independentemente do tamanho da circunferência, então podemos concluir que π é uma constante.

                                                                                                                        fonte: www.matematica.pt

Sendo π um irracional, então ele é uma dízima infinita não periódica:

A História do π

A relação constante entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro era certamente conhecida por muitas das civilizações antigas. Da mesma forma que os Babilónios sabiam que esta razão era maior que 3, também os Egípcios tinham um valor aproximado.

Apesar de nessa altura, este número ainda não ser representado pela letra grega que o tornou famoso, alguns papiros antigos mostram que os egípcios estimaram que o valor do pi seria 3,16.

Em conclusão, foi já no século XX, com o auxílio dos computadores e de algoritmos computacionais, que se foi descobrindo um número cada vez maior de casas decimais para π.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *