A primavera chegou no passado dia 20 de março. Na verdade, o equinócio da primavera ocorreu já de noite, às 21h58min, hora de Portugal Continental. Assim, este instante determinou o início desta estação, no hemisfério norte. A primavera prolonga-se até ao solstício de junho, que acontecerá a 21 de junho às 16h54min.
A palavra equinócio deriva do latim e agrega dois termos, com significados diferentes. São eles: aequus, que significa “igual” e nox, que quer dizer “noite”. Logo, o conceito equinócio refere-se a “noite igual” (ao dia), pois, nesta data, a noite e o dia têm, aproximadamente, a mesma duração, 12 horas.
As estações do ano
No planeta Terra existem estações do ano devido ao seu movimento de translação (movimento que executa em torno do Sol) e à inclinação do seu eixo de rotação relativamente ao plano da sua órbita em torno do Sol (cerca de 23º, em relação à perpendicular a esse plano), conforme a imagem seguinte ilustra.
Em Portugal, ao longo do ano civil, vamos observando diferentes alterações no ambiente. Portanto, constatamos que as diferentes estações do ano têm características que as distinguem. De forma geral, podemos afirmar que:
Os equinócios
- Nos equinócios, o dia e a noite têm a mesma duração.
- No hemisfério norte, o equinócio de primavera ocorre em março e o equinócio de outono em setembro.
- Depois do equinócio da primavera, os dias vão-se tornando cada vez maiores até chegarmos ao verão.
- Após o equinócio de outono, a duração dos dias diminui até alcançarmos o inverno.
Os solstícios
- Nos solstícios, o dia e a noite têm durações diferentes.
- No hemisfério norte, o solstício de inverno ocorre em dezembro e assinala o dia mais curto do ano. Por sua vez, o solstício de verão tem lugar em junho e assinala o dia mais longo do ano.
- Depois do solstício de inverno, os dias vão-se tornando cada vez maiores, mas sempre com menor duração do que as noites.
- Já ocorrendo o solstício de verão, os dias vão-se tornando cada vez menores, mas sempre com maior duração do que as noites.
Textos sempre muito atuais e atentos aos acontecimentos! Com correção científica. Aprendo muito de ciência com este blog. Parabéns!
Muito ilucidativo. Convém perceber o porquê destas mudanças ao longo do ano. Sem dúvida que este blog tem permitido desenvolver o nosso conhecimento científico. Grato!
Gostei de ler. É sempre bom compreender a explicação científica para as estações do ano! Muito bom.