Karen Keskulla Uhlenbeck vence o Prémio Abel, um dos “Nobel” da Matemática

Sobre Karen Uhlenbeck

Karen Keskulla Uhlenbeck foi escolhida pela Academia Norueguesa de Literatura e Ciências para receber o Prémio Abel em 2019.

A norte-americana de 76 anos tornou-se especialista em equações às derivadas parciais. A academia atribuiu-lhe este galardão, no passado dia 19 de março e foi a primeira vez que uma mulher recebeu este importante prémio da Matemática.

De acordo com declarações do presidente da comissão Abel, Hans Munthe-Kaas, Karen Uhlenbeck recebe o Prémio Abel 2019 pelo seu trabalho fundamental em:

Em relação a Karen Uhlenbeck, o presidente da comissão Abel afirmou ainda que:

Karen Uhlenbeck nasceu em Cleveland a 24 de agosto de 1942 e foi professora da Universidade do Texas até 2014. Além disso, é:

Afinal, qual é o Nobel da Matemática?

Os Prémios Nobel, que são entregues pela Academia Real das Ciências da Suécia, não incluem nenhum galardão reservado à Matemática. São várias as especulações à volta desta questão, mas a explicação mais plausível é a de que Nobel não dava muita importância à Matemática, por esta não ser considerada uma ciência prática da qual a Humanidade pudesse beneficiar – o principal motivo da criação da Fundação Nobel.

Como consequência, os matemáticos tentaram criar outros prémios e o primeiro a nascer foi a Medalha Fields, em 1930.

Medalha Fields

Apesar do Medalha Fields ter sido criado para preencher a lacuna aberta pelos Prémios Nobel, ambos apresentam uma diferença fundamental. Ao contrário do Nobel, este não é um prémio de consideração de carreira. Ele só é entregue a matemáticos com menos de 40 anos e que estejam no início de uma carreira promissora.

Além disso, são entregues 2, 3 ou 4 medalhas Fields, mas apenas de quatro em quatro anos. Desta forma, havia situações em que muitos matemáticos chegavam à cerimónia no limite dos 40 anos. Como consequência, muitos cientistas promissores construíam uma carreira notável sem qualquer galardão que os pudesse homenagear.

Prémio Abel

Foi por isso que, em 2003, foi criado o Prémio Abel, entregue este ano a Karen Uhlenbeck.

O Prémio Abel apresenta mais semelhanças com o Nobel, para além do facto do nome escolhido ser uma homenagem a um grande matemático norueguês do início do século XIX.

Em conclusão, o Prémio Abel rivaliza com o Medalhas Fields pelo título equivalente ao Nobel desta área científica e parece não haver consenso em relação a qual destes prémios será o Nobel da Matemática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *