A nanotecnologia – uma realidade

A nanotecnologia é a ciência da manipulação de átomos e moléculas. Portanto, dedica-se ao estudo e à produção de novos materiais, produtos e processos através da manipulação atómica. A palavra “nano” significa, precisamente, anão!

Esta tecnologia trabalha com a escala do nanómetro, que se representa por nm (1 nm = 1 x 10-9 m). Ou seja, falando numa linguagem que compreenda melhor, pense que um milímetro equivale a um milhão de nanómetros, ou ainda, se quiser, estaremos a falar de dimensões tão reduzidas, que são cerca de 100 mil vezes mais pequenas que o diâmetro de um cabelo humano. Então, os cientistas trabalham com dimensões entre 1 e 100 nm. Por isso, necessitam de recorrer a instrumentos de alta precisão, os microscópios eletrónicos de alta resolução, que permitem a observação das características dos materiais a nível atómico.

Assim, operando com estas dimensões tão reduzidas, será possível produzir produtos mais seguros, duradouros, muito menores e mais leves do que aqueles com os quais lidamos agora.

Contextualização histórica

Richard Feynman (1918-1988) foi um físico norte-americano que trilhou os primeiros caminhos na nanotecnologia. Em 1959, este físico dizia que “o ideal numa cirurgia seria ter o cirurgião dentro do meu corpo, a diagnosticar e a reparar o problema”. Se refletirmos sobre esta afirmação, ele estaria já a idealizar um futuro em que usássemos nanomáquinas, capazes de passear pelo nosso corpo e de cumprirem o papel do médico. Todavia, apenas no início do século XXI, esta tecnologia começou a desenvolver-se, consideravelmente.

Aplicações da nanotecnologia

São inúmeras as aplicações da nanotecnologia, atualmente. Por exemplo, no nosso dia a dia, no âmbito tecnológico, temos os telemóveis e computadores cada vez mais rápidos, pequenos e leves; no ramo têxtil, conseguimos tecidos mais resistentes à sujidade e impermeáveis; no setor da energia, possuímos baterias de reduzidas dimensões e de rápido carregamento; na saúde, encontramos os protetores solares dotados de nanopartículas metálicas, que refletem a radiação ultravioleta.

O esquema seguinte permite perceber, claramente, as amplas aplicações da nanotecnologia, nos diversos setores e serviços:

Em jeito de conclusão, e porque poderemos ter os nossos filhos, educandos, alunos, interessados em seguir uma carreira nesta área, informamos que podemos encontrar, em Braga e em Guimarães, dois centros de investigação que os podem aliciar a seguir uma profissão no futuro, relacionada com esta tecnologia.

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia está situado em Braga. Os cientistas pesquisam em quatro setores, onde a investigação está mais avançada em Portugal e em Espanha. A saber: a nanomedicina; a monitorização ambiental, segurança e controlo da qualidade alimentar; a nanoeletrónica; e as nanomáquinas e nanomanipulação.

Por sua vez, em Guimarães, podemos encontrar o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes. Neste local, dedicam-se ao estudo de nanomateriais funcionais; materiais inteligentes; design e engenharia; e polímeros e revestimentos funcionais.

As duas instituições são de grande interesse educativo, estando abertas, mediante marcação prévia, a visitas de estudo.

O vídeo seguinte é ilustrativo da importância e da aplicabilidade da nanotecnologia nas nossas vidas. Assista!

 

5 comentário em “A nanotecnologia – uma realidade

  1. José Costa comentou:

    Gostei muito de ler, bastante esclarecedor. As sugestões para visita são uma mais valia, podemos levar os alunos de secundário. Já conhecia o INL mas o centi não. Obrigado

  2. Anabela Faria comentou:

    Texto espetacular sobre uma área de destaque nos dias de hoje. Apresentação atrativa e vídeo bastante claro. Sempre bom encontrarmos textos de qualidade e fidedignos quando pesquisamos na internet. Parabéns a este blog

  3. Eugénia Maria comentou:

    Excelente resumo para explorarmos com os alunos do 10 ano. Boas sugestões para irmos em visitas de estudo. Texto muito pertinente! Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *