A Robótica como Ferramenta Educativa e Inclusiva

A utilização da Robótica, como ferramenta de uso educativo e inclusivo, vem criar novas situações e formas de aprendizagem.

Esta ferramenta permite que sejam trabalhados conceitos de diversas disciplinas de uma forma mais prática, ao mesmo tempo que desenvolve competências cognitivas, socioafetivas e comportamentais.

Deste modo, a Robótica mostra-se uma mais-valia na construção do conhecimento, pois pode ser através dela que, de forma lúdica, prazerosa e desafiadora, os alunos se sintam motivados para aprender.

A Utilização da Robótica na Sala de Aula

As aulas, com recurso à Robótica, podem transformar-se num momento de descontração, criação, entreajuda e superação.

A utilização da Robótica na sala de aula torna o processo educativo mais dinâmico, consistente, interativo e participativo, capacitando os alunos para o uso de novas ferramentas que mobilizam várias dimensões do saber, do saber fazer e do saber estar, através da criação de situações de aprendizagem ativa e interdisciplinar.

A Robótica Educativa é, por um lado, uma iniciativa multidisciplinar, pois permite a sistematização de conteúdos, atravessando diversas áreas do conhecimento. Por outro lado, apresenta um grande potencial terapêutico, pois a sua utilização ajudará a criar desafios que permitam que crianças e jovens, com diferentes problemáticas, vençam algumas das suas dificuldades.

Atualmente, esta tecnologia tem sido uma das mais importantes ferramentas de mudança para muitas escolas e, principalmente, para alunos com dificuldades de aprendizagem e socialização, tornando-se, deste modo, uma ferramenta inclusiva.

Robótica como motor de desenvolvimento de Habilidades e Potencialidades

O professor deve adotar metodologias e estratégias de trabalho que proporcionem a estes alunos a oportunidade de analisarem, investigarem e experimentarem estas ferramentas educativas. Sugere-se, assim, a adoção de metodologias de aprendizagem ativas e colaborativas que privilegiem a participação de todos os alunos da escola/turma, sem exceção.

O professor deverá, ainda, privilegiar um conjunto de estratégias que comprometam todos os alunos a envolverem-se neste processo de aprendizagem interativa, de forma a desenvolverem a sua criatividade, autonomia e iniciativa.

Estas ferramentas desafiadoras permitem aos alunos adquirirem várias habilidades e potencialidades, nomeadamente:

A Robótica é uma excelente oportunidade para descentralizar a aprendizagem, ao possibilitar que os alunos criem, recriem e construam o seu próprio conhecimento, mas de uma forma partilhada com os seus pares, permitindo que haja colaboração entre todos os envolvidos.

3 comentário em “A Robótica como Ferramenta Educativa e Inclusiva

  1. Júlio Campos comentou:

    Concordo totalmente com este artigo! Comprei um robô para motivar o meu filho para a matemática e já deu resultados. Ele está muito mais interessado pela disciplina. 🙂
    Parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *