Kit de simetrias de reflexão Geoland
O Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB) recomenda que o ensino da Geometria no 1.º e 2.º ciclos tenha por base a exploração, manipulação e experimentação de materiais manipuláveis.
Além dos materiais próprios de Geometria como a régua, esquadro, compasso e transferidor, existem outros, que podem ter um papel fundamental na sua aprendizagem.
Falamos de materiais manipuláveis, como por exemplo, este kit de simetrias de reflexão Geoland, que inclui:
- 3 espelhos de acrílico verticais
- 1 espelho acrílico horizontal semicircular
- 1 quadro de plástico
- 30 blocos padrão
- 50 GeoStix
- 64 cartões de atividades frente e verso
- 1 recipiente de plástico resistente.
Como resultado da manipulação das peças deste conjunto, as crianças aprendem naturalmente as transformações geométricas como o deslizar (translação), o rodar (rotação) e o inverter (reflexão).
Assim, virando as peças, rodando-as e experimentando novas disposições, elas desenvolvem o seu sentido espacial de forma intuitiva.
O sentido espacial tem um papel fundamental no raciocínio geométrico e no raciocínio matemático em geral. Acima de tudo, ele pode ser adquirido gradualmente, a partir das interações da criança com os objetos e o meio físico envolventes.
Como alguns conceitos em Geometria não são de entendimento imediato, é através da visualização de alguns exemplos, que a criança os pode compreender melhor. Assim, para que posteriormente consiga identificar figuras e propriedades, necessita primeiro de as associar a experiências anteriores.
No estudo de simetrias, podemos enumerar algumas atividades que permitem investigar propriedades e relações geométricas, como por exemplo:
- completar figuras
- explorar elementos geométricos em diferentes polígonos
- criar composições de figuras geométricas e padrões
Orientações curriculares
No PMEB é mencionado o estudo, logo desde o 1.º ciclo, de diversas transformações geométricas. Este estudo inicia-se primeiro de forma intuitiva e, posteriormente, com crescente formalização.
As isometrias, nomeadamente as reflexões, rotações, translações e reflexões deslizantes, são introduzidas de modo informal através da exploração e construção de frisos e rosáceas.
Vejamos, no quadro que se segue, alguns objetivos do PMEB e correspondentes metas curriculares:
“A simetria está intimamente ligada às transformações geométricas, nomeadamente às isometrias, e os padrões envolvem simetrias axiais, rotações e translações (Veloso, 1998)
Para finalizar, deixamos um pequeno vídeo explicativo deste kit de simetrias de reflexão Geoland.
Uma abordagem muito interessante!