As Novas Tecnologias e o Processo de Ensino-Aprendizagem
Atualmente, a prática docente está diretamente ligada ao uso das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação. Além de despertarem o interesse natural dos alunos, favorecerem e potencializam os processos de ensino-aprendizagem, tornando-os mais significativos.
A sua utilização, devidamente planificada e adequada, pode viabilizar e favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com dificuldades. Além disso, pode ainda contribuir para o seu processo de inclusão no contexto escolar.
As TIC são recursos muito atrativos e desafiantes que permitem aos alunos adquirirem várias habilidades e potencialidades, mas também a ultrapassarem algumas das suas dificuldades. São ferramentas importantes para se trabalhar áreas deficitárias, contribuindo para a aquisição de novos conhecimentos.
A Criação de Ambientes de Aprendizagem
A criação de ambientes de aprendizagem, com recurso ao uso das TIC, proporciona atividades educacionais muito interessantes e desafiadoras. Desta forma, permite o desenvolvimento de várias competências nas seguintes áreas:
Promover uma aprendizagem contextualizada e significativa é uma questão imperativa numa escola inclusiva, onde o aluno se encontra e atua. É necessário proporcionar às crianças e jovens com dificuldades a oportunidade de aprenderem, de interagirem, de criarem, de pensarem e de terem acesso a todas as tecnologias. Desta forma, estas novas tecnologias poderão ajudá-las a superar as barreiras que encontram, devido às suas limitações, valorizando efetivamente as suas potencialidades.
Por conseguinte, cabe ao professor munir-se dos meios e dos instrumentos mais variados, de forma responsável e criativa. Assim, poderá valorizar as diferenças de cada aluno, aproximando-o dos demais e à realidade que o cerca.
As TIC são uma ferramenta de trabalho com a qual o professor pode utilizar diversos cenários de ensino-aprendizagem, entre eles, os softwares educativos, a robótica, entre outros.
É evidente que as novas tecnologias deram origem ao aparecimento de equipamentos específicos para pessoas com variadíssimas problemáticas. Assim, começaram a desenvolver-se softwares destinados a estes alunos e que têm como objetivo dar respostas efetivas a diferentes necessidades, de forma apelativa e desafiadora.
Não há dúvida que os meios digitais e as tecnologias oferecem novas formas de aprendizagem, levando os alunos de hoje a interessarem-se mais pelo conhecimento em geral.
Obrigado!
Sem dúvida que as TIC podem constituir uma importante ferramenta de motivação para a aprendizagem, tornando- a significativa. Além disso, como refere o artigo, podem ser uma ferramenta de o inclusão.
Obrigada. Parabéns por mais um excelente artigo!
Excelente.
Todos os recursos são óptimos pois comunicar é essencial para socializar e integrar.
Pena que as escolas não utilizem nem 10% dos recursos que existem.