No artigo da semana passada, “Estilo de Vida Saudável”, falamos de alimentação saudável, atividade física regular e boas práticas de sono. Também na semana passada, mas no artigo “A Prática do Yoga e os seus Benefícios no Desenvolvimento Global da Criança” abordamos as vantagens específicas do Yoga para as crianças.
Desta vez, vamos debruçar-nos sobre o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), mais concretamente sobre boas práticas para a promoção da saúde das crianças.
Vantagens da prática de atividade física em crianças e adolescentes
Entre as várias vantagens da prática regular de atividade física, salientamos que:
Educação Física no ensino obrigatório
A escola é talvez o sítio ideal para se influenciar os comportamentos das crianças e jovens. Assim, os jovens em idade escolar constituem um grupo-alvo prioritário das políticas de promoção da saúde.
Uma das poucas disciplinas presentes ao longo de toda a escolaridade obrigatória é a Educação Física. Aqui, são transmitidos conhecimentos, atitudes e habilidades motoras essenciais para a manutenção de estilos de vida ativos.
O número de horas da disciplina de Educação Física varia entre os diferentes níveis de ensino.
No 1.º ciclo do ensino básico não existe um número de horas determinado. Há uma componente curricular designada de expressões artísticas e físico-motoras que tem, pelo menos, 180 minutos semanais. No entanto, a gestão desse tempo é da responsabilidade do professor titular da turma.
Para o 2.º ciclo, os alunos têm, pelo menos, 135 minutos por semana.
No 3.º ciclo do ensino básico, existe flexibilidade horária da parte das escolas, mas regra geral os alunos têm 135 minutos semanais.
Relativamente ao ensino secundário, os alunos têm, pelo menos, 150 minutos semanais.
Atividade Física na Infância – até aos 5 anos
Segundo o PNPAF, crianças ativas são mais felizes, mais saudáveis, estão melhor preparadas para aprender e dormem melhor!
Crianças desta faixa etária devem praticar pelo menos 3 horas diárias de atividade física.
É crucial que as crianças estejam menos tempo sentadas e que brinquem muito!! Além disso, todas as atividades contam:
Atividade Física para Crianças e Jovens – dos 5 aos 18 anos
Recomenda-se que as crianças e adolescentes pratiquem diariamente, pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa.
Estas atividades devem, por um lado, acelerar a respiração e aumentar a temperatura corporal. Por outro lado, devem ser distribuídas ao longo de todo o dia.
Pelo menos 3 vezes por semana, devem ser realizadas atividades de fortalecimento muscular e ósseo.
São necessárias pessoas mais ativas para que o mundo seja mais saudável! Veja o vídeo do Plano de Ação Global com o qual a Organização Mundial de Saúde pretende orientar países de todo o mundo para a promoção da atividade física.