Certamente já ouviu falar do método Montessori, um movimento educacional adotado em salas de aula um pouco por todo o mundo, que incentiva professores e alunos a colocarem em prática um conceito de aprendizagem diferente do habitual. Em vez de se centrar nas metas e currículos académicos, o método Montessori privilegia as diferenças individuais de cada criança. Além disso, pretende proporcionar um ambiente estimulante para que possam aprender competências emocionais e sociais.
Aplicado fundamentalmente ao nível pré-escolar, este método foi desenvolvido por Maria Montessori, no início do século XX. Ao longo dos seus estudos, esta médica e pedagoga verificou que as crianças aprendem de forma mais saudável através da exploração sensorial. Além disso, observou que, quando era dada alguma liberdade e os materiais certos, as crianças eram capazes de conduzir a sua própria aprendizagem, com base nos seus interesses e à sua própria velocidade.
Nas salas de aula ou até mesmo em casa, poderá começar a aplicar alguns princípios básicos deste método. Veja as dicas que lhe deixamos.
1. Sempre que possível, estimule a autonomia dos alunos
É importante que a criança se sinta independente e capaz de tomar as suas próprias decisões. Por isso, deverá estimular a sua autonomia através da escolha tanto dos temas, como da forma de aprendizagem. Ou seja, permita que ela selecione os materiais com os quais quer aprender, o ambiente e que defina os seus timmings, de forma a que o processo de escolha esteja sempre presente durante a aprendizagem. Assim, ela vai ter oportunidade de desenvolver a sua concentração, autonomia, iniciando, ao mesmo tempo, a definição da sua personalidade.
2. Privilegie a interdisciplinaridade
Maria Montessori não via cada disciplina como um tema solitário. As ciências, as línguas e a matemática misturam-se quase sempre na vida real e, para uma experiência de aprendizagem mais autêntica, esta interdisciplinaridade deve ser aplicada na aprendizagem.
3. Promova o autoconhecimento
Segundo o método Montessori, a criança deve estar sempre no centro do conhecimento. Num nível pré-escolar, significa que ela deve ter espaço para a autodescoberta. Uma das estratégias para promover este autoconhecimento é, por exemplo, incentivar as crianças a pintarem no espelho.
4. Troque as fichas por atividades práticas
Utilizar brinquedos e outros materiais didáticos durante os momentos de aprendizagem permite à criança amadurecer as aprendizagens e reforçar conceitos-chave. Introduzir algumas destas ferramentas nas salas de aula ou mesmo em casa será importante para cativar a atenção da criança e para a motivar a desenvolver as suas capacidades ao seu ritmo.
5. Favoreça uma aprendizagem multissensiorial
As crianças devem ter um conhecimento multissensorial do mundo, com um grande foco no tato. Este sentido é de grande importância, já que precisam de definir as formas e tamanhos do que as rodeia, descobrindo as qualidades e diferenças entre vários materiais. Ao aprenderem com a prática, as crianças têm uma maior capacidade de amadurecer as aprendizagens.
Que interessante, não conhecia este método!?
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