Uma alimentação saudável é determinante para um bom desenvolvimento físico e intelectual, além de promover a saúde e o bem-estar geral.
Os frutos e os vegetais representam uma parte fundamental da alimentação saudável, mas nem sempre são do agrado das crianças.
A família e a escola são essenciais para a promoção da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e, quanto mais cedo a criança os adquirir, maior será a hipótese de manter consigo essas escolhas durante a idade adulta, prevenindo, dessa forma, o aparecimento de problemas de saúde.
Neste sentido, é fundamental que se faça uma intervenção educativa, com o objetivo de consciencializar as crianças para a importância de uma alimentação saudável ao longo das suas vidas.
Despertar a Atenção das Crianças para uma Alimentação Saudável
Para que a criança aprenda a alimentar-se adequadamente, é importante que ela faça as suas próprias descobertas, através da manipulação e exploração de situações referentes à alimentação.
Assim sendo, iremos, de seguida, sugerir um produto, que pode ser trabalhado em várias áreas do conhecimento. Na verdade, o que se pretende com as atividades que vamos propor é ampliar os conhecimentos sobre a importância dos frutos e dos vegetais na nossa alimentação, mas também estimular os bons hábitos alimentares, alertando para a pertinência de uma alimentação variada, rica em frutos e vegetais.
- Jogo da memória “Frutos e Vegetais” – as crianças terão de associar a imagem do fruto ou vegetal à imagem do seu interior.
- Promoção de discussões sobre a importância da ingestão de frutos e vegetais e sobre a necessidade de os higienizarmos antes de os consumirmos.
- Agrupar os frutos e os vegetais por cores (vermelha, amarela/laranja, roxa, verde e branca) e explorar as diferentes características e os seus benefícios para a saúde.
Fantástico, este artigo. Parabéns!
Boas ideias, obrigada!
Muito bom! Obrigada.
Luísa Melo