O Papel da Sociedade e da Escola na Inclusão da Pessoa com Deficiência

Os últimos anos têm sido palco de importantes alterações na forma como a sociedade, em geral, e a escola, em particular, vê a pessoa com deficiência. As políticas atuais apontam para uma sociedade democrática, onde a pessoa com deficiência é um cidadão de plenos direitos e deveres, em igualdade de circunstâncias com os outros cidadãos. Como tal, deverão ser criados os recursos necessários para que a pessoa com deficiência possa usufruir dos bens de que a sociedade dispõe e nela ser educada e incluída.

Esta mudança de mentalidades tem, na sua essência, a Declaração de Salamanca elaborada em 1994, a qual norteia toda a organização e criação de condições, para que a pessoa com deficiência se possa sentir cidadã de plenos direitos.

A escola tem um papel preponderante na aceitação de crianças com deficiência, podendo contribuir para a construção de uma sociedade mais aberta e responsável, permitindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades, tendo em conta as necessidades educativas de cada um, dentro da sua condição física, psicológica e socioeconómica.

Educação e Inclusão

 

Para haver uma inclusão plena da criança na escola é necessária a realização de um estudo prévio sobre as suas caraterísticas e necessidades, com a finalidade de se elaborar um plano de intervenção adequado e proporcionar os recursos necessários para a sua implementação.

O estudo da capacidade intelectual, da personalidade, do nível de comunicação, da capacidade motora e do desenvolvimento e aprendizagem do aluno são dados de toda a importância face à intervenção.

Depois de realizado este estudo, deve ser bem analisada a questão da sala de aula em que o aluno irá ser colocado, atendendo à sua idade, à sua maturidade socioafetiva e ao seu nível de desenvolvimento e aprendizagem. Devem estudar-se ainda as adaptações requeridas a nível das infraestruturas e material didático.

O Papel dos Pais e dos Professores no Desenvolvimento de Competências e Habilidades

É importante que se desenvolva o sentido de autonomia na criança, assim como um conhecimento e aceitação de si mesma. Assim, é importante que os pais e os professores valorizem qualquer progresso alcançado pela criança na sua autonomia, para que não desanime e não perca o entusiasmo pelas aprendizagens.

Deve ser proporcionado ao aluno os conhecimentos culturais, académicos e sociais adequados às suas capacidades e devem estabelecer-se objetivos comuns aos restantes alunos da turma, tendo em conta as suas particularidades e as suas potencialidades.

O papel dos professores é muito importante na conceção de um ambiente rico em estímulos, agradável para todos.

A relação entre estas crianças e os professores deve estabelecer-se através do olhar, do afeto, do prazer da comunicação, levando as crianças a despertarem a sua psicomotricidade, ou seja, as suas funções cognitivas, socioemocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras.

Também os pais têm um papel importante na formação dos filhos. Por este motivo, é necessário que contribuam para o benefício integral do seu desenvolvimento, como elementos de uma sociedade, que espera deles uma participação ativa, na medida das suas possibilidades.

Para Ver, Ouvir e Refletir…

 

5 comentário em “O Papel da Sociedade e da Escola na Inclusão da Pessoa com Deficiência

  1. Cristina Pereira comentou:

    Excelente, o artigo, as imagens e o vídeo sugerido, que é um momento fantástico de inspiração! Obrigada pela partilha! Uma vez mais, parabéns ao vosso blog!

  2. Teresa Pimenta comentou:

    Excelente. Dá gosto ler este texto.
    Todos os professores deviam lê-lo pq se esquecem de alguns pormenores que na minha opinião fazem toda a diferença como por exemplo , trabalhar a autonomia do aluno e valorizar todos os progressos por pequenos que sejam aos nossos olhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *