No artigo “A Robótica Educativa como Ferramenta Inclusiva”, publicado no dia 9 de abril, realçamos a importância da utilização da Robótica no processo de ensino-aprendizagem.
Neste artigo, vamos apresentar algumas atividades que mostram que a Robótica Educativa é uma ferramenta inovadora, lúdica, interativa e desafiadora com potencial para promover a diferenciação pedagógica, o enriquecimento curricular, a antecipação e o reforço da aprendizagem e a inclusão.
DOC Robô Educativo
Atividade “Hora do Conto”
Objetivo: Promover o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.
Fases da Atividade:
1.ª Fase: Desenhar “mapas” com histórias, utilizando imagens desorganizadas.
2.ª Fase: Após a leitura de uma história, os alunos deverão programar o Robô para organizar uma sequência de imagens no “mapa”, criado para essa história.
3.ª Fase: De seguida, deverá fazer o reconto da história, inspirando-se nas imagens que ordenou.
Competências:
- Linguagem e comunicação;
- Capacidade de observação;
- Autonomia;
- Criatividade/ imaginação;
- Conhecimento e compreensão;
- Memória;
- Motricidade global;
- Atenção/ concentração.
Robô Mind Designer
Atividade “Expressão Plástica – Composições Geométricas”
Objetivos: Identificar e nomear as formas geométricas; motivar para a prática da expressão plástica e desenvolver aptidões manuais e técnicas.
Fases da Atividade:
1.ª Fase: Ajudar cada criança a programar o robô (manualmente ou por voz, usando a função de reconhecimento de voz; ou através da APP), de forma a criar as formas geométricas que pretende para fazer uma composição geométrica. Estas formas podem estar sobrepostas.
2.ª Fase: Depois do robô ter desenhado várias formas geométricas numa mesma folha, ao gosto de cada criança (ou ter criado o desenho de um animal), a criança poderá escolher diversos materiais para, de seguida, proceder à composição do seu trabalho.
3.ª Fase: Esta atividade irá também permitir que a criança conheça as características, possibilidades, limitações e formas de utilização dos materiais empregues na sua composição.
Competências:
- Expressão plástica;
- Autonomia;
- Criatividade;
- Motricidade fina;
- Atenção/ concentração;
- Perceções táteis, visuais e auditivas;
- Capacidade de observação.
Robô WeeeBot Mini V2.0 WeeeMake
Atividade “Educação Rodoviária”
Objetivos: Identificar o significado dos sinais de trânsito; desenvolver a consciencialização social sobre os cuidados básicos que todos (condutores e peões) devem ter no trânsito; treinar habilidades motoras e cognitivas.
Fases da Atividade:
1.ª Fase: Construir um circuito, de forma a colocar o robô a percorrer trajetos de diferente complexidade, respeitando os diferentes sinais de trânsito.
2.ª Fase: Em cada circuito devem ser colocados outros robôs ou outros “veículos” e peões, para que as crianças aprendam a maneira correta de como se comportar no trânsito: a pé, atravessando corretamente as passadeiras; como condutor, respeitando os semáforos e os sinais de trânsito.
Competências:
- Motricidade Global;
- Interação social;
- Memória;
- Autonomia;
- Atenção/ concentração.
Cada uma destas atividades pode ser adaptada ao perfil de cada aluno, tendo em conta:
– as suas dificuldades, sejam elas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal ou da participação social;
– as suas necessidades, potencialidades e interesses.
Ótimas ideias!
Excelente partilha!
Obrigada
Ótimas sugestões para aprender de forma lúdica.