Programa o teu Robô – Novas Formas de Aprendizagem

No artigo A Robótica Educativa como Ferramenta Inclusiva, publicado no dia 9 de abril, realçamos a importância da utilização da Robótica no processo de ensino-aprendizagem.

Neste artigo, vamos apresentar algumas atividades que mostram que a Robótica Educativa é uma ferramenta inovadora, lúdica, interativa e desafiadora com potencial para promover a diferenciação pedagógica, o enriquecimento curricular, a antecipação e o reforço da aprendizagem e a inclusão.

DOC Robô Educativo

Atividade “Hora do Conto”

 

Objetivo: Promover o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Fases da Atividade:

1.ª Fase: Desenhar “mapas” com histórias, utilizando imagens desorganizadas.

2.ª Fase: Após a leitura de uma história, os alunos deverão programar o Robô para organizar uma sequência de imagens no “mapa”, criado para essa história.

3.ª Fase: De seguida, deverá fazer o reconto da história, inspirando-se nas imagens que ordenou.

Competências: 

  • Linguagem e comunicação;
  • Capacidade de observação;
  • Autonomia;
  • Criatividade/ imaginação;
  • Conhecimento e compreensão;
  • Memória;
  • Motricidade global;
  • Atenção/ concentração.

 

Robô Mind Designer

 

Atividade “Expressão Plástica – Composições Geométricas”

 

Objetivos: Identificar e nomear as formas geométricas; motivar para a prática da expressão plástica e desenvolver aptidões manuais e técnicas.

Fases da Atividade:

1.ª Fase: Ajudar cada criança a programar o robô (manualmente ou por voz, usando a função de reconhecimento de voz; ou através da APP), de forma a criar as formas geométricas que pretende para fazer uma composição geométrica. Estas formas podem estar sobrepostas.

2.ª Fase: Depois do robô ter desenhado várias formas geométricas numa mesma folha, ao gosto de cada criança (ou ter criado o desenho de um animal), a criança poderá escolher diversos materiais para, de seguida, proceder à composição do seu trabalho.

3.ª Fase: Esta atividade irá também permitir que a criança conheça as características, possibilidades, limitações e formas de utilização dos materiais empregues na sua composição.

Competências: 

  • Expressão plástica;
  • Autonomia;
  • Criatividade;
  • Motricidade fina;
  • Atenção/ concentração;
  • Perceções táteis, visuais e auditivas;
  • Capacidade de observação.  

Robô WeeeBot Mini V2.0 WeeeMake

 

 

Atividade “Educação Rodoviária”

Objetivos: Identificar o significado dos sinais de trânsito; desenvolver a consciencialização social sobre os cuidados básicos que todos (condutores e peões) devem ter no trânsito; treinar habilidades motoras e cognitivas.

Fases da Atividade:

1.ª Fase: Construir um circuito, de forma a colocar o robô a percorrer trajetos de diferente complexidade, respeitando os diferentes sinais de trânsito.

2.ª Fase: Em cada circuito devem ser colocados outros robôs ou outros “veículos” e peões, para que as crianças aprendam a maneira correta de como se comportar no trânsito: a pé, atravessando corretamente as passadeiras; como condutor, respeitando os semáforos e os sinais de trânsito.

Competências: 

  • Motricidade Global;
  • Interação social;
  • Memória;
  • Autonomia;
  • Atenção/ concentração.

Cada uma destas atividades pode ser adaptada ao perfil de cada aluno, tendo em conta:

– as suas dificuldades, sejam elas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal ou da participação social;

– as suas necessidades, potencialidades e interesses.

3 comentário em “Programa o teu Robô – Novas Formas de Aprendizagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *