A 4.ª Revolução Industrial e as Competências do Futuro

Revoluções Industriais

Desde 1760 até aos dias de hoje, podemos falar de quatro revoluções industriais:

4.ª Revolução Industrial

Estamos a dar os primeiros passos na 4.ª Revolução Industrial. Esta mais recente revolução caracteriza-se por uma fusão entre as esferas digitais, físicas e biológicas. Por outras palavras, o que mudou desde a 3.ª Revolução Industrial foi a introdução da inovação com base em combinações de tecnologias.

Esta mais recente revolução tecnológica veio alterar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Além de acarretar inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes, também aumenta a produtividade dos processos.

Como resultado, alguns postos de trabalho serão extintos. No entanto, outros vão crescer, e serão criados novos empregos que ainda não existem na atualidade.

Na realidade, como as máquinas vão conseguir executar algumas tarefas, alguns empregos irão desaparecer. Por outro lado, novos trabalhos que até agora não existiam irão surgir e vão-se tornar empregos comuns.

Competências do Futuro

Para acompanhar esta mais recente revolução, é necessário alinhar competências para que as pessoas possam continuar a contribuir, em conjunto com as máquinas.

O World Economic Forum (WEF) perguntou a diretores de recursos humanos e a líderes de empresas globais qual o top 10 das competências que se prevêem mais determinantes nos trabalhadores para 2020. Elaborou um relatório denominado “The Future of Jobs”onde conclui que 35% das competências mais requisitadas para a maioria das empresas irão alterar-se, até 2020.

Como resultado deste relatório, surgiram as 10 competências chave apontadas para 2020:

As mudanças serão cada vez mais céleres. Assim, e para que todos se adaptem à nova realidade que se avizinha, é essencial que todos sejamos pró-ativos.

Os educadores têm, mais uma vez, um papel importantíssimo na melhoria das qualificações das pessoas e precisam de estar atentos às novas competências procuradas pelo mercado de trabalho.

Hoje em dia a informação está “à distância de um clique” e é essencial que os professores consigam cativar a atenção dos seus alunos para que, desde cedo, se consigam desenvolver algumas destas competências direcionadas para o atual mercado de trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *