Atualmente, existe nas nossas escolas a necessidade de adaptar a metodologia de ensino aos interesses dos alunos. A utilização de novas ferramentas tecnológicas irá, certamente, tornar as aulas mais cativantes, participativas e eficientes para os alunos. O objetivo não é substituir as práticas tradicionais, mas sim complementá-las com o uso das novas tecnologias em sala de aula.
As escolas sentem a necessidade de se manterem sempre atualizadas com as mais recentes ferramentas tecnológicas que irão, por um lado, ajudar os alunos a desenvolver inúmeras competências e, por outro lado, inspirá-los para a processo de aprendizagem, aumentando a sua capacidade e desempenho.
Os monitores interativos são ferramentas tecnológicas que transformam o processo de aprendizagem em algo dinâmico e estimulante para os alunos. Por exemplo, os monitores interativos possibilitam a utilização de softwares educativos como parte integrante das aulas, incentivando os alunos para uma realidade que lhes é tão familiar.
Alunos com Diferentes Níveis de Conhecimento
e Diferentes Ritmos de Aprendizagem
Estes monitores são extremamente benéficos para turmas com diferentes níveis de conhecimento e diferentes ritmos de aprendizagem.
No entanto, são particularmente importantes para os alunos que apresentam dificuldades graves no processo de aprendizagem, devido a fatores de natureza multissensorial, como a visão e a audição; de natureza cognitiva; de natureza emocional, e ainda no plano de comunicação, voz e fala.
Este tipo de ferramentas também permite uma melhor inclusão de alunos com capacidades motoras diminuídas ou limitadas, pois podem aceder ao monitor interativo de forma fácil e escrever com o próprio dedo.
Vantagens da Inclusão dos Monitores Interativos
no Processo de Aprendizagem
De facto, não há dúvidas que a inclusão destes monitores interativos no processo de aprendizagem tem várias vantagens:
- Ajuda a desenvolver competências informáticas;
- Estimula uma maior motivação para a aprendizagem e um maior empenho na realização das tarefas propostas;
- Incentiva à colaboração e à discussão de ideias, permitindo que professores e alunos não só partilhem informação, mas também colaborem e trabalhem;
- Melhora a transmissão de conceitos, permitindo que os alunos entendam, com maior facilidade, como o conhecimento pode ser aplicado na prática;
- Permite adequar a apresentação de conteúdos aos diferentes estilos de aprendizagem e às necessidades de cada aluno;
- Ajuda a desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Melhora a concentração e a retenção de informação;
- Facilita a realização na sala de aula de vários tipos de pesquisa e trabalhos;
- Permite uma maior e melhor acessibilidade a materiais de apoio;
- Possibilita aos alunos trabalharem ao seu ritmo, explorando e valorizando a aquisição de conhecimentos.
Estes monitores são, sem dúvida, uma excelente tecnologia de apoio à inclusão educativa de todos os alunos, tendo como objetivos permitir o acesso de todos a uma ferramenta que promove o sucesso educativo, a autonomia, bem como a promoção da igualdade de oportunidades no acesso a uma aprendizagem de qualidade.