Intervenção Sensorial
As salas Snoezelen nas escolas estão projetadas para proporcionar uma intervenção global a crianças e jovens com diferentes problemáticas. Esta intervenção passa diretamente pela estimulação dos sentidos, tendo em conta as necessidades e o ritmo de cada um.
Nesse sentido, é necessário conhecer o caso de cada criança antes de começar a intervenção. Cada criança é absolutamente única e diferente das outras.
Por um lado, estas salas estimulam os sentidos primários, tais como o toque, a visão, o som, o cheiro, recorrendo às capacidades sensoriais de cada um. Por outro lado, facilitam a superação de inibições, o aumento da autoestima e a diminuição da ansiedade, melhorando o humor. Favorecem, ainda, o autocontrolo e aumentam a qualidade de vida.
As atividades de intervenção nas salas Snoezelen requerem não só a criação de um ambiente agradável e isolado de distrações exteriores, mas também uma relação empática e securizante entre a criança e o docente de Educação Especial e/ou os terapeutas que o acompanham. A duração e qualidade desta intervenção varia de criança para criança e tem de ser permanentemente monitorizada.
Salas de Estimulação Multissensorial
Na verdade, estes espaços têm como objetivo proporcionar momentos de relaxamento, bem-estar e prazer, através de experiências multissensoriais positivas, ricas e variadas. Permitem que crianças e jovens explorem os seus sentidos, num ambiente que deve ser controlado, calmo e acolhedor.
As salas Snoezelen foram desenhadas principalmente para crianças com autismo, paralisia cerebral, multideficiência, crianças que apresentam problemas de aprendizagem, défice de atenção/ concentração, hiperatividade, instabilidade emocional e comportamental, entre outras problemáticas.
Nestas salas, a variedade das atividades pode ser imensa, permitindo que as intervenções sejam únicas e adaptadas a cada criança. Através do uso de estímulos controlados, estas salas oferecem uma grande quantidade de estímulos sensoriais. Estes estímulos podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, sons, luz, estimulação táctil e aromas.
Excelente artigo, parabéns!
Muito bom!
Mais um excelente artigo!
Parabéns ao vosso blog
Boa noite!! Crianças com epilepsia podem fazer estas terapias!! Obrigada
Boa tarde Solange Pestana! Concordo inteiramente consigo em como crianças podem realizar estas terapias, no entanto com a sua devida precaução. Por acaso sabe de algum artigo ou referência na literatura cientifica que me prove isto mesmo? obrigada!
Fantástico !
Precisamos de muitas salas destas!
Sairá de certo mais barato, do que aquilo que o País gasta em medicação para as crianças!
Boa tarde Solange Pestana! Concordo inteiramente consigo em como crianças podem realizar estas terapias, no entanto com a sua devida precaução. Por acaso sabe de algum artigo ou referência na literatura cientifica que me prove isto mesmo? obrigada!