A Importância das Atividades da Vida Diária
As Atividades de Vida Diária, também chamadas AVD’s, são as tarefas que cada indivíduo realiza diariamente.
Estas atividades não se resumem apenas aos autocuidados como a alimentação, a higiene pessoal, o vestir/ despir e a mobilidade, mas englobam também atividades de inclusão na comunidade e gestão do ambiente e da sua vida, como por exemplo, ir às compras, gerir o dinheiro, utilizar o telefone e o computador, limpar, cozinhar e utilizar os transportes.
As Atividades da Vida Diária proporcionam a estas crianças / jovens a oportunidade de aprenderem / reaprenderem a desempenhar de forma adequada e adaptada as atividades que encontram no seu dia a dia, dando-lhes o máximo de funcionalidade e autonomia, para que consigam ser o mais independentes possível.
É de referir a importância da autonomia na realização das AVD’s, para que seja possível a inclusão da criança / jovem na sociedade.
As Atividades da Vida Diária e o Desenvolvimento de Habilidades
Estas atividades requerem o desenvolvimento de certas competências, pois para que se aprenda a realizá-las é necessário que se desenvolvam habilidades específicas como por exemplo, o desenvolvimento da coordenação motora, a capacidade de mobilidade, a perceção, o tato e a visão; o sentido cinestésico ou perceção sensorial dos segmentos corporais.
No caso de crianças/jovens com limitações funcionais, a execução destas tarefas depende também de condições mínimas necessárias como um bom planeamento motor, envolvendo noções do próprio corpo, dos seus movimentos, do tempo (ritmo e sequência) e noção espacial. A coordenação visuomotora, a capacidade cognitiva e o espírito de iniciativa também são componentes relevantes do dia a dia destas crianças/ jovens.
Para que estas atividades sejam desenvolvidas de forma adequada, deve-se ter em consideração as necessidades destas crianças, mas também as suas potencialidades. Desta forma, será possível proporcionar à criança/ jovem a independência necessária para a realização das AVD.
Relação entre a Escola e a Família
Uma boa relação entre a escola e a família é fundamental para o desenvolvimento destas atividades. Esta relação deverá transmitir à criança/ jovem não só uma maior segurança, mas também organização no trabalho desenvolvido, proporcionando-lhe uma maior qualidade de vida.
Assim, é de grande importância a realização de um trabalho contínuo com os pais, paralelamente ao que é feito com seus filhos na escola, dando-lhes a oportunidade de em casa darem continuidade à prática das Atividades de Vida Diária.