O Desenvolvimento Psicomotor da Criança
O desenvolvimento da criança deve ser estimulado de forma integrada, sobretudo nas dimensões cognitiva, socioafetiva e psicomotora.
A psicomotricidade é a capacidade do ser humano se movimentar com intencionalidade, de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.
Por exemplo, a motricidade global envolve grandes movimentos realizados com o corpo. Assim sendo, estes movimentos para serem bem-sucedidos dependem da coordenação motora. Contudo, dependem também da precisão, do ritmo, da agilidade, da fluidez, da postura e de um bom tónus muscular.
Requerem também uma boa capacidade de organizar, planear e executar movimentos. Desta forma, a criança terá capacidade para desenvolver variadíssimas atividades que contribuirão para o seu desenvolvimento motor. Estas atividades terão especial impacto no esquema corporal e na organização espacial e temporal da criança.
A Importância do Jogar e do Brincar no Desenvolvimento da Motricidade Global
Durante a infância, as crianças gostam de espaços abertos com bastante liberdade para poderem correr e brincar à vontade. Na verdade, através de alguns jogos e brincadeiras, a criança melhora os movimentos do seu corpo, a noção de espaço, a coordenação motora, a postura, o equilíbrio, o ritmo e a lateralidade.
A criança pode realizar estas atividades individualmente ou em grupo. Neste sentido, estas atividades irão ajudá-la a desenvolver a sua interação social, que também é importante para o seu desenvolvimento motor e cognitivo.
Como já referimos no artigo “Dia 28 de maio – Hoje é o Dia Internacional do Brincar”, brincar é uma atividade fundamental para a saúde física e mental da criança e para o seu bem-estar. A criança também desenvolve a sua criatividade, a imaginação e a autoconfiança. Fortalece ainda as suas habilidades sociais, cognitivas e emocionais.
Através do movimento, dos estímulos e da interação com os outros e com o meio, a criança descobre, interpreta e compreende o mundo que a rodeia.
Em suma, jogar e brincar é imprescindível para o desenvolvimento integral da criança, ou seja, com estas atividades, a criança trabalha a sua individualidade física, intelectual e emocional.
Excelente.
Boas sugestões! Obrigado!