E porque estamos de férias, que tal propormos aos nossos filhos/educandos atividades práticas no âmbito da Química?
Na verdade, sabemos que os ambientes informais de aprendizagem, aqueles que são fora do espaço tipicamente escolar, permitem igualmente a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento das mais variadas competências.
Regras básicas para a realização de atividades práticas, laboratoriais e/ou experimentais em segurança
Para a realização da primeira proposta necessitamos de materiais específicos, usados em laboratório, que teremos que adquirir. No entanto, a segunda já pode ser realizada recorrendo apenas a materiais do nosso quotidiano.
Então, estão preparados? Vamos lá entrar no maravilhoso e fascinante mundo da Química…
ATIVIDADE PRÁTICA E LABORATORIAL N.º1:
PREPARAR UM INDICADOR ÁCIDO-BASE
Os indicadores ácido-base permitem-nos determinar o caráter químico de uma solução: ácido, básico ou neutro.
Assim, esta atividade consiste em preparar uma solução de azul de tornesol.
Procedimento
- Coloque 3 colheres pequenas do pó de “Azul de tornesol” num tubo de ensaio com 3 cm de água.
- Tape o tubo com a rolha de borracha e agite vigorosamente.
- Deixe o conteúdo repousar durante um dia num local fora do alcance das crianças.
- Verta cuidadosamente a solução azul escura para dentro de um frasco.
- Dentro do tubo de ensaio fica um resíduo insolúvel escuro que poderá deitar para o lixo normal.
- Coloque a tampa e o conta-gotas no frasco e feche-o (rodando a tampa na direção dos ponteiros do relógio).
- A solução de azul de tornesol está pronta a ser usada.
Explicação
O pó de tornesol é uma mistura de origem vegetal com um tempo de prateleira limitado, o que por vezes se pode confirmar pela alteração do cheiro (o pó seco tem um cheiro a terra). Ao contrário das soluções de sal ou de açúcar, a solução de azul de tornesol irá apresentar alguns resíduos, mesmo após agitação prolongada. Pode-se aumentar o tempo de prateleira da solução acrescentando um pouco de álcool etílico.
A saber, este indicador ácido-base, que é azul, torna-se vermelho na presença de soluções ácidas, como por exemplo o vinagre.
ATIVIDADE PRÁTICA N.º2: DESCOBRIR A MENSAGEM SECRETA
Nesta atividade vamos usar sumo de limão e escrever uma mensagem que não conseguimos ler…
Procedimento
- Esprema meio limão e use o sumo como “tinta”.
- Com um cotonete, molhe no sumo de limão e escreva a sua mensagem numa folha branca.
- Quando seca, esta tinta torna-se invisível.
- Para fazê-la aparecer, tem de se aquecer o papel. Com o ferro de engomar, vá passando por cima do papel e observe.
Explicação
Esta mensagem tornou-se visível porque o limão tem na sua constituição ácido cítrico. Este, por ação do calor sofre uma reação química, carbonizará, ficando a mensagem acastanhada. Assim, a carbonização é um processo químico no qual os materiais orgânicos se transformam em carbono, porque são aquecidos.
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.
Excelentes sugestões. Onde posso comprar este material?
Bom dia.
Pode comprar esse kit de química diretamente nesta loja online: https://abcescolar.pt/produto/kit-quimica/
Adoro. Vou fazer com os meus filhos
Desperta-los para a ciência desde pequenos é muito importante. Parabéns pela sensibilidade dos temas.
Obrigado pelo seu comentário. Depois partilhe connosco as experiências que realizar com eles. 🙂
Mais um excelente artigo. Muitos parabéns ao autor.