Ciência na nossa cozinha – a Gastronomia Molecular (II)

Como o prometido é devido, após a publicação do artigo Ciência na nossa cozinha – a Gastronomia Molecular (I), vamos agora elucidar os mais curiosos e interessados em experimentar estas novidades na sua cozinha sobre os produtos químicos usados pelos especialistas em Gastronomia e Cozinha Moleculares.

Recapitulando, a Gastronomia Molecular é uma das áreas das ciências alimentares, que estuda as transformações físicas e químicas que ocorrem nos ingredientes durante a sua confeção. De acordo com os entendidos neste ramo, a Gastronomia Molecular abarca três componentes: técnica, artística e social. Ou seja, é, basicamente, uma forma inovadora e vanguardista de cozinhar, trazendo modernismo aos pratos da cozinha tradicional.

Por cá, quem são os especialistas?

Antes de mais, no nosso país, quem temos a dar cartas nesta área?

Em Portugal, Luís Baena é o chef que mais se tem destacado neste campo. Tem vários pratos de sucesso na área da Cozinha Molecular. A saber, a salada mista em forma de caviar, espuma de caldo verde e o gelado de nitrogénio líquido.

Também o chef José Avillez aplica técnicas científicas nas suas receitas. O mesmo diz estar a seguir uma cozinha de investigação e de vanguarda.

Podemos ainda acrescentar, para os mais interessados, que o Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, realiza seminários sobre Gastronomia Molecular.

Quais os ingredientes especiais da Gastronomia e Cozinha Moleculares?

Temos realmente que considerar aqui o papel imprescindível dos produtos químicos. Efetivamente, são estes produtos que, através das mais variadas reações químicas, modificam textura e forma dos ingredientes da cozinha tradicional. Assim, damos-lhes os nome de aditivos alimentares.

Os aditivos alimentares são, então, substâncias que adicionamos aos alimentos com o objetivo de aperfeiçoá-los, quer no que respeita às suas funções conservantes, quer aromatizantes, quer espessantes ou ainda corantes.

Categorias destas substâncias

Técnicas e ferramentas

A Gastronomia e Cozinha Moleculares juntam a arte de cozinhar e a Ciência, conseguindo resultados finais extraordinários que estimulam todos os nossos sentidos!

 


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

2 comentário em “Ciência na nossa cozinha – a Gastronomia Molecular (II)

  1. Emília Serra comentou:

    A arte de cozinhar aliada à ciência. Para além de cozinheiros também se é um verdadeiro cientista. Tenho curiosidade de saber onde se podem comprar estes produtos químicos… Vou-me aventurar neste mundo! Agradeço está motivação.😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *