É muito fácil para as crianças iniciarem birras. Ora porque querem um determinado chocolate no supermercado, ora porque não querem ir para casa, ora porque, simplesmente, estão aborrecidas.
Quando se trata de mostrar aos pais o seu descontentamento, as crianças tendem a escolher os momentos mais inoportunos possíveis. Procuram locais repletos de pessoas e as horas em que os pais estão mais atarefados, para terem mais hipóteses de levar a sua avante.
Mas, conscientemente, os pais sabem que não devem ceder a estas chantagens emocionais. Por diversas vezes, procuram, dentro de si, forças que desconheciam existir para conseguirem superar estes momentos com calma e com alguma sabedoria. Felizmente, existem algumas dicas para os ajudar nestas situações.
Uma estratégia muito interessante e educativa de tentar controlar as birras é a utilização da ampulheta. Enquanto instrumento de tempo, a ampulheta apresenta uma grande vantagem: o potencial de utilizar o tempo para acalmar a criança.
Muitas vezes, as birras surgem pela falta de paciência e pela simples incapacidade de compreender as circunstâncias do momento. Por isso, o tempo serve como uma atenuante da ansiedade e da agitação que a criança possa estar a sentir.
Outras vantagens da utilização da ampulheta
Para uma criança, a noção de tempo é ainda muito vaga. As ampulhetas proporcionam uma compreensão visual do conceito de tempo às crianças. Assim, à medida que o tempo passa, elas vão observando a areia a escorrer, ganhando uma perspetiva clara de um conceito que é abstrato.
Além disso, utilizando ampulhetas de diferentes tempos, é possível mostrar-lhes a diferença de grandezas entre tempos.
Por outro lado, com as ampulhetas podem colocar-se em prática alguns desafios muito divertidos. Em situações rotineiras, como por exemplo lavar os dentes ou tomar banho, as ampulhetas ajudam-nas a ter uma melhor noção de quanto tempo devem levar a concretizar cada tarefa.
Em outras situações, como por exemplo arrumar ou completar os trabalhos de casa, as ampulhetas podem servir como uma motivação para elas, dando-lhes entusiasmo para concretizarem as tarefas.