O som e a luz são fenómenos ondulatórios, isto é, propagam-se através de ondas. No entanto, estas ondas são de natureza diferente e o modo como as mesmas se propagam também difere.
Mas, afinal o que são ondas? Podemos produzir ondas na água, quando lançamos uma pedra, ou ondas numa corda. Isto a nível macroscópico, claramente.
Estas temáticas são abordadas no 8.º ano de escolaridade, na disciplina de Físico-Química. No entanto, estamos a falar de ondas que os alunos não conseguem visualizar. Mais uma vez, no campo do abstrato…
Som e Luz
O som é a sensação que se produz nos ouvidos em consequência da vibração das partículas de um meio material.
Para que haja som, é necessário que exista uma fonte sonora (que produz o som, por exemplo, uma campainha), um meio de propagação (por exemplo, o ar) e um recetor sonoro (por exemplo, o nosso ouvido).
A propagação do som exige um meio material – sólido, líquido ou gasoso.
No ar, o som propaga-se a uma velocidade de 340 m/s.
No vácuo o som não se propaga. A saber, foi Otto Von Guerick que provou que o som não se propaga no vazio, em 1960.
A luz visível é aquela a que os nossos olhos são sensíveis. Por sua vez, os nossos olhos não conseguem detetar a luz não visível, como por exemplo, as microondas, a luz ultravioleta e os raios-X.
É a luz que nos permite perceber o mundo à nossa volta, propagando-se em linha reta em todas as direções, a partir de fontes luminosas, que podem ser naturais ou artificiais.
A luz propaga-se quer em meios materiais quer no vácuo. Assim, no vazio a luz propaga-se com uma velocidade de 3 x 108 m/s.
Natureza das ondas
Quanto à sua natureza as ondas podem ser classificadas em mecânicas ou eletromagnéticas.
Modo de propagação das ondas – utilização das Molas Slinky
Quanto ao modo como se propagam, as ondas podem ser classificadas como longitudinais ou transversais.
Para compreendermos esta diferença podemos recorrer a molas metálicas em hélice – as Molas Slinky.
Proposta de atividade prática
Objetivo: Produzir ondas transversais e longitudinais com Molas Slinky e compreender as suas características
Material: Uma mola metálica em hélice bastante grande – Mola Slinky
Procedimento: Estenda a mola numa superfície horizontal; prenda uma das extremidades e estique-a. Com a mão, afaste rapidamente a extremidade livre da mola para a esquerda e para a direita.
Novamente com a mola bem esticada e em repouso, aperte um certo número de espiras. Largue rapidamente essas espiras.
Conclusão: O que observa em cada caso? Retire as suas conclusões.
Em síntese, as ondas sonoras são mecânicas e longitudinais enquanto as ondas luminosas são eletromagnéticas e transversais.
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Artigo muito interessante e esclarecedor que permite, de forma simples, explicar fenómenos tão complexos. Parabéns.
Estes conteúdos são realmente difíceis de explicar, assim, recorrendo a outros materiais para que os alunos possam visualizar é mais fácil a compreensão. Parabéns
Concordo que este assunto, para adolescentes de 13 anos, não seja fácil de entender. Por isso mesmo, os professores têm de usar materiais que facilitem a compreensão. Gostei da proposta de experiência e as explicações são ótimas.