O Ensino Preciso é uma variante do ensino programado. Na verdade, este método de ensino permite que o aluno se desenvolva ao seu próprio ritmo. Por isso, constitui uma importante alternativa aos métodos de ensino tradicionais, principalmente para alunos abrangidos pelo Decreto-Lei que regula a Educação Inclusiva. A sua criação é atribuída a Ogden Lindsley, como resultado de pesquisas realizadas com Skinner, na Universidade de Harvard, na década de 50.
O grande princípio subjacente a este modelo é o de que a aprendizagem pode ser alcançada pela decomposição dos conteúdos em pequenas unidades ou parcelas, apresentadas sequencialmente, para que, de forma gradativa, os alunos os assimilem com uma margem de erro muito diminuta.
De realçar, igualmente, a pertinência, neste contexto, de uma avaliação sistemática e contingente. Certamente, esta avaliação permitirá não só verificar a aquisição dos conteúdos, mas também a controlar, rigorosamente, a aprendizagem.
É dada importância, também, ao sistema de reforços a aplicar, de modo a potenciar o surgimento das boas respostas e a inibir ou extinguir das respostas ou comportamentos incorretos ou inadequados. Mesmo a instrução é baseada nas contingências de reforço.
Fundamenta-se no modelo operante livre e tem por objetivo tornar o aluno exímio, excelente na habilidade que estiver a ser ensinada. As decisões educacionais baseiam-se nas mudanças contínuas de frequência de desempenho, que são automonitorizadas e registadas em quadros padronizados de desempenho. O progresso do aluno é avaliado diariamente.
Conceitos Básicos e Componentes do Ensino Preciso
O Ensino Preciso ajuda Crianças e Jovens a superar as seguintes dificuldades:
O Ensino Preciso ajuda Crianças e Jovens nas seguintes Áreas:
As Reações das Crianças e Jovens ao Ensino Preciso
Descrição de uma Sessão Típica do Ensino Preciso
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