A aquisição da linguagem é uma das capacidades mais notáveis do ser humano. Através da linguagem, a criança desenvolve a sua capacidade de comunicar.
Desde o seu nascimento, a criança é rodeada por um universo de linguagens, entre as quais estão diferentes formas de linguagem verbal e não verbal. Desde o seu nascimento, a criança tem necessidade de comunicar, pois nasce totalmente dependente do outro. A criança começa, desde muito cedo, a emitir sons e, mais tarde, a comunicar através da utilização de palavras. Desta forma, durante o processo de aquisição da linguagem verbal, a criança vai descobrindo novas palavras e a aumentar a sua área vocabular.
No entanto, para que a comunicação se desenvolva de forma significativa, é necessário que a criança interaja com outras crianças mais velhas ou com os adultos com quem convive diariamente. Assim, é através de variadas interações sociais que a criança começa a desenvolver a sua inteligência comunicativa.
A Comunicação da Criança na Escola
A escola é, sem dúvida, o espaço social e cultural ideal para a criança desenvolver a sua comunicação. No entanto, é também aqui que desenvolve outras dimensões do seu desenvolvimento, nomeadamente intelectual, social, afetivo e emocional.
Por esta razão, é evidente que o professor tem um papel preponderante neste desenvolvimento. A comunicação sistematizada entre a criança e o professor, no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental para a evolução intelectual da criança, ou seja, para a formação do pensamento da criança.
Na verdade, o ato de comunicar precede o ato de pensar. Quanto mais elaborado for o pensamento da criança, mais organizada será a forma de comunicar.
É evidente que quanto mais variados forem os ambientes frequentados pela criança, maiores serão as suas capacidades comunicativas.
Efetivamente, a escola não só é um espaço de aquisição de novos conhecimentos, como também é um espaço de socialização, que ajuda a criança a desenvolver-se intelectualmente, permitindo o aumento das suas capacidades e habilidades.
A Comunicação e as Emoções
Na verdade, não podemos falar de comunicação sem nos referirmos às emoções. Na base de toda a comunicação estão os processos não verbais na origem dos quais estão presentes as emoções.
Na primeira infância, o choro, as vocalizações, as expressões faciais e o sorriso, competências que ninguém como a mãe consegue interpretar, têm um poder especial, o poder de comunicar afetos e emoções. Esta comunicação irá permitir ao bebé assegurar as suas necessidades básicas, como a alimentação, o bem estar físico e a necessidade de afeto.
No processo de desenvolvimento da criança, as emoções vão-se transformando. Desta forma, a criança terá de aprender a identificar, a compreender, a expressar e a controlar as suas próprias emoções. Mas também a reconhecer nos outros as suas emoções.
Para ajudar a criança a desenvolver a sua comunicação emocional existem variadíssimos produtos. Por um lado, a criança aprenderá a nomear e a reconhecer as emoções. E, por outro lado, a identificá-las em si e nos outros. Além disso, saberá como expressar as suas próprias emoções, capacidade fundamental para o seu desenvolvimento social e emocional.
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