Paraquedas: uma maravilha educativa caída do céu

Se ainda não ouviu falar do paraquedas, hoje vai ficar a conhecer este brinquedo educativo, que é um aliado-maravilha para qualquer educador.

O paraquedas é um tecido redondo, de várias cores, que é utilizado em brincadeiras ao ar livre. Muito útil em jardins-de-infância, em aulas de ginástica ou em festas infantis, este brinquedo tem a grande vantagem de ser versátil tanto ao nível dos jogos que permite realizar, como ao nível das idades a que se aplica.

Os jogos que envolvem a utilização do paraquedas são uma maneira muito divertida de entreter e divertir as crianças. Além disso, proporcionam momentos de atividade física, exercitam a concentração das crianças e ajudam-nas a desenvolver o espírito de equipa e cooperação.

Como irá comprovar nas sugestões que lhe iremos apresentar mais à frente, todas as atividades com o paraquedas baseiam-se num pilar fundamental: o trabalho de equipa. Estes jogos estimulam os sentidos das crianças, obrigando-as a sincronizar todos os seus movimentos e raciocínios com os colegas. Só através da cooperação e da consciência da tarefa de cada um dos elementos é que é possível concretizar a atividade.

Portanto, já poderá compreender porque lhe atribuímos o nome maravilha. Através de um simples jogo, podemos promover a atividade física, estimular uma série de características nas crianças, como a socialização e o respeito, ao mesmo tempo que as crianças se divertem imenso.

Jogos com paraquedas

O Gato e o Rato

De joelhos, as crianças posicionam-se em cada uma das pontas do paraquedas, movendo-o vigorosamente. Uma criança vai para cima do paraquedas (gato), enquanto a outra se posiciona debaixo do mesmo (rato). O objetivo é que o gato encontre o rato. No entanto, a tarefa é dificultada pelo resto do grupo, que tenta esconder o colega através dos movimentos do paraquedas.

Salada de frutas

Neste jogo, é dado um nome de uma fruta a cada um dos participantes. Contanto até três, o professor/educador/monitor diz o nome de duas dessas frutas. Ao identificarem os seus nomes, os dois participantes têm de trocar de lugar com o colega, rastejando rapidamente por debaixo do paraquedas.

Par ou Ímpar?

Os participantes devem levantar o paraquedas no ar, até ao nível dos ombros. Cada um dos elementos memoriza o seu número, dado pelo posicionamento que ocupa. Se forem oito jogadores, por exemplo, cada criança fica com um número de 1 a 8. Os números pares formam um grupo e os números ímpares formam outro grupo. Quando o monitor chama pelo grupo par, as crianças devem descalçar-se e atirar os sapatos para cima do paraquedas. De seguida, o grupo ímpar faz o mesmo. Os dois grupos movimentam o paraquedas para desordenar os sapatos.

Durante 30 segundos, o grupo par tem a oportunidade de recolher o maior número de sapatos possível. Depois, o grupo ímpar tem a mesma oportunidade. Finalmente, a equipa que conseguir reunir o maior número de sapatos vence o jogo.


Poderá consultar Paraquedas clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *