Como criar um quarto Montessoriano

Como criar um quarto Montessoriano

Já aqui falámos sobre o Método Montessori, num artigo onde lhe demos 5 dicas para implementar esta metodologia educativa. Desta vez, iremos apresentar-lhe algumas das condições fundamentais para introduzir este método no quarto da criança.

Através de um quarto montessoriano, conseguimos aplicar muitos dos princípios defendidos por este movimento, entre os quais se destaca a autonomia. A decoração de um quarto montessoriano é totalmente pensada para tornar a criança o mais independente possível. Assim, ela pode movimentar-se no quarto e escolher os brinquedos com os quais quer brincar, explorando o que a rodeia.

Portanto, a primeira condição para que isto seja possível é que tudo esteja posicionado em conformidade com a altura da criança. A mobília – cama, estantes, bancos, mesas de cabeceira – deve ser baixa. Desta forma, ela não tem que depender da ajuda dos pais para se movimentar.

Os brinquedos do quarto devem ser escolhidos de forma a estimular a imaginação da criança e a despertar a sua capacidade sensorial. Além disso, devem estar acessíveis às crianças. Os pais podem colocá-los em estantes baixas ou em caixas sem tampa, por exemplo, de modo a estaremos completamente acessíveis.

A estimulação sensorial também pode ser feita através de tapetes com diferentes texturas e da decoração das paredes e dos tetos. No entanto, é preciso perceber que a decoração deve ser minimalista e a estimulação deve ser seletiva, de modo a não sobrecarregar a criança.

Outro aspeto fundamental de um quarto montessoriano é que este promova o autoconhecimento da criança. Uma das estratégias mais simples de o fazer é pelo meio dos espelhos. Tal como a mobília, os espelhos devem estar ao nível da criança, para que ela comece a reconhecer a sua imagem.

 

Não se esqueça…

Por fim, é importante garantir segurança à criança, para que ela se possa movimentar no quarto sem perigos. Os móveis do quarto não podem possuir quinas, sob pena da criança se magoar. Em alternativa, todos os vértices devem ser arredondados, para proteger a criança. Além disso, devem estar fixados às paredes e todas as tomadas devem ser tapadas.

 

 


Para criar o seu quarto montessoriano, consulte o site ABC Escolar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *