A acidez e a basicidade na vida real

No nosso quotidiano contactamos com várias substâncias que possuem diferentes características, nomeadamente, o seu caráter químico: ácido, básico ou neutro.

 Soluções ácidas, básicas e neutras

Acidez e basicidade em atividades do dia a dia

Agricultura

Para um solo ácido usa-se carbonato de cálcio (CaCO3) ou óxido de cálcio (CaO), vulgar cal (calagem), diminuindo a sua acidez. Por sua vez, a um solo básico adiciona-se sulfato de amónio ((NH4)2SO4)), acidificando-o. Deste modo, consegue-se obter um caráter químico para o solo que seja adequado a cada tipo de cultura.

A título de curiosidade, há determinadas espécies de plantas que permitem ao agricultor concluir sobre o caráter químico do solo. A saber, se as hortências tiverem a coloração azul, o solo é ácido; se as hortências forem cor-de-rosa, o solo tem caráter químico básico!

 

Indústria

Muitos ácidos e bases são também utilizados industrialmente.

Então, de entre as bases, podemos referir o amoníaco (NH3), utilizado no fabrico de adubos. Também o hidróxido de sódio (NaOH), utilizado no fabrico de sabões, papel, vidro, e ainda, como agente de limpeza nos detergentes.

Por sua vez, no que respeita a ácidos, o mais importante é provavelmente o ácido sulfúrico (H2SO4). Este é utilizado no fabrico de adubos, de corantes, de plásticos, de fibras, de explosivos, de produtos farmacêuticos e na decapagem do aço.

Digestão

Para eliminar o excesso de acidez do estômago recorre-se a medicamentos adequados que contêm, por exemplo, hidróxido de magnésio (Mg(OH)2).

A azia resulta de um excesso de suco gástrico que contém ácido clorídrico (HCl), sendo combatida com um antiácido.

Água dos lagos

Para corrigir o caráter químico da água dos lagos, acidificada pelas chuvas ácidas, utilizam-se bases como o hidróxido de sódio (NaOH), o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) ou o carbonato de sódio (Na2CO3).

Picadas de insetos

Para contrariar o efeito de picadas de insetos e a ação das urtigas recorre-se, respetivamente, a soluções ácidas ou alcalinas, que encontramos em nossa casa. Por exemplo, o vinagre, o limão e o bicarbonato de sódio (NaHCO3).

No entanto, temos que escolher corretamente a solução a aplicar consoante o caráter químico da solução que nos é injetada.

Assim, a irritação provocada pela picadela da abelha resulta do ácido fórmico, cujo efeito pode ser atenuado ou eliminado com uma solução básica, como por exemplo, a lixívia. Mas, o veneno de uma vespa tem caráter básico, logo podemos atenuar o seu efeito com uma solução ácida, de que são exemplos o vinagre ou o sumo de limão.


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *