Atualmente, tal como os adultos, as crianças vivem numa enorme pressão e num ritmo demasiado acelerado, que prejudica de forma significativa o seu desenvolvimento integral.
Enquanto pais, educadores e professores devemos também valorizar o presente, os momentos de partilha e ajudar as crianças a descobrirem os prazeres mais simples da vida.
Devemos criar as nossas crianças num mundo mais equilibrado, calmo e tranquilo, que respeite e considere a personalidade, o ritmo e os tempos de cada um. Neste sentido, temos a obrigação de proporciona às nossas crianças o tempo certo para realizarem determinadas atividades, valorizando cada fase do seu desenvolvimento.
Brinca sem parar ao ar livre
É muito importante que as crianças brinquem ao ar livre, contribuindo desta forma para o seu crescimento saudável e permitindo que tenham liberdade de movimento. Se não respeitarmos este direito fundamental de qualquer criança, estaremos a contribuir de forma direta para o aumento de problemas sensoriais, como a diminuição da consciência espacial; o controlo inadequado do comportamento, a diminuição da competência em habilidades sociais e lúdicas e estaremos a obstar contra o seu desenvolvimento pleno enquanto seres humanos.
Caixa de areia
As brincadeiras na caixa de areia proporcionam às crianças um prazer enorme de criar, experimentar, explorar diversas texturas, além de exercitar as habilidades motoras.
Brincar com areia é muito importante, para o desenvolvimento sensorial das crianças, pois estimula o tato (sentir texturas e temperatura), a visão (ver diferentes cores e formas), o olfato (distinguir diferentes cheiros) e a audição (ouvir os outros).
Durante as brincadeiras a criança cria as suas próprias histórias, conversa consigo mesma e com os seus pares. Aprende a escutar-se a si própria e a ouvir os outros.
Construções e molas
Estes produtos permitem que as crianças explorem mais intensamente o movimento, como
trepar, escorregar, saltar, baloiçar, rodopiar, deslizar e ultrapassar obstáculos, desenvolvendo de forma significativa a sua coordenação global.
Através da exploração de diferentes formas de movimento corporal, a criança irá tomar consciência dos vários segmentos do seu corpo, das suas possibilidades e limitações, facilitando a progressiva interiorização do esquema corporal, mas também a tomada de consciência do corpo em relação com o espaço físico e social no qual está e do qual faz parte.
Brincadeiras no fundo do mar
Através do tema “Os mistérios e os segredos do fundo do mar”, as crianças, têm oportunidade de entrar num mundo de imaginação e criatividade.
Além disso, ajuda as crianças a desenvolverem a coordenação motora fina e global, a coordenação oculomanual, a atenção/ concentração e o relaxamento, essencial para que a criança sinta prazer e liberte a tensão acumulada.
O estímulo do tato, por exemplo, tem implicações positivas tanto no crescimento como no desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças. A coordenação global é melhorada através da movimentação livre e de atividades como correr, saltar, trepar, escorregar ou rebolar, no espaço de tempo próprio de cada criança, ainda que as prerrogativas dos nossos dias teimem em fazer-nos esquecer disso.
Além de estimular a memória dos miúdos, estas brincadeiras desenvolvem ainda a noção de planeamento e o delineamento de estratégias, pois são eles que decidem o que vão e como o vão fazer.
Estes produtos irão favorecer ainda a brincadeira em grupo, possibilitando que cada a criança aprenda a estabelecer relações sociais com os seus pares e permitindo o seu desenvolvimento, afetivo e psicossocial.
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.