“Como se atrevem? Vocês estão a falhar-nos. Mas os jovens estão a começar a compreender a vossa traição”. Estas frases desconcertantes fazem parte do discurso que Greta Thunberg, uma jovem ativista sueca, dirigiu aos principais líderes políticos durante a Cimeira da Ação Climática.
Nos últimos meses, Greta conseguiu despertar a atenção da sociedade para este tema. Este e todos os outros discursos proferidos no encontro serviram para intensificar o debate sobre o tema das alterações climáticas nos media e nas redes sociais. Por consequência, este tema tem chegado às conversas de jantar em família e, naturalmente, também às escolas.
Como devemos abordar este tema com as crianças?
Parece-nos importante começar a despertar a atenção das crianças para as alterações climáticas e para as consequências que daí podem advir. No entanto, se estivermos a falar com crianças ainda muito novas, não é possível abordar este tema com explicações extensas e científicas.
Além disso, as crianças podem sentir-se assustadas com o tema e não é isso que queremos. Queremos, sim, que sintam que têm a capacidade para enfrentar este desafio, através de algumas mudanças de comportamento.
Com o objetivo de contribuir para a literacia de professores e alunos sobre as Alterações Climáticas no Reino Unido, as Nações Unidas, em parceria com a Harwood Education, criaram o EduCCate. De acordo com as indicações do EduCCate, um aspeto chave para abordar o tema com as crianças é através da noção de responsabilidade pessoal.
Através de uma conversa, podemos ajudá-las a perceber de que forma podem contribuir para a melhoria do estado do planeta. Por exemplo, através da reciclagem ou da poupança de água. Contudo, podemos também fazer com que elas se apercebam do seu impacto na prática. E tem várias formas de o fazer.
1 – Poderá, por exemplo, organizar uma limpeza de praia com as crianças ou então juntar-se às muitas iniciativas criadas para este fim. Assim, elas irão aperceber-se da quantidade de lixo existente nas praias e de quão nociva pode ser a poluição.
2 – Em alternativa, poderá também visitar uma quinta pedagógica. Ao colocar as crianças em contacto com os animais, pode explicar-lhes a importância de todos os seres vivos para o ecossistema.
3 – Por fim, poderá dispensar o carro para pequenas deslocações. Nas idas para a escola ou ao supermercado, opte por ir pé ou de transportes públicos. Explique-lhes o impacto nocivo dos combustíveis libertados pelos automóveis para o ambiente.