A Paralisia Cerebral é uma perturbação não progressiva, mas permanente do movimento e da postura, provocada por uma lesão no cérebro, afetando por isso, o sistema nervoso central.
Certamente, esta lesão pode comprometer o desenvolvimento motor da criança, mas também a cognição, a comunicação, a perceção, a atenção e a concentração. Tem, também, outros problemas associados, como por exemplo a epilepsia.
No que diz respeito à incapacidade motora, esta pode refletir-se na locomoção, na postura, no movimento, no uso dos braços e das mãos e na linguagem e comunicação.
Relativamente à capacidade cognitiva, esta nem sempre está comprometida. No entanto, em muitos casos, a lesão do sistema nervoso central é tão grave que pode originar deficiência intelectual.
Infelizmente, um número significativo de pessoas com Paralisia Cerebral não consegue comunicar através da fala, trazendo consequências adversas à comunicação e à interação social.
Recursos Alternativos de Comunicação
Para pessoas com Paralisia Cerebral com a fala comprometida é necessário criar, desde muito cedo, formas alternativas e complementares de comunicação. Desta forma, evitar-se-á que se ponha em causa sua capacidade comunicativa, essencial a qualquer ser humano.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa
Para estes casos, surgiu a denominada comunicação alternativa e aumentativa, que promove, por meio de expressões faciais, símbolos, gestos, recursos (cadernos de comunicação, manuais, pranchas de comunicação, carteiras…), técnicas e estratégias, um suporte parcial ou total à comunicação de sujeitos que apresentam incapacidade de comunicar verbalmente.
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação. É considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma forma de comunicação, mas não é suficiente para manter elos comunicativos e estabelecer trocas sociais.
Colmatar ou minimizar essa limitação ao nível da linguagem e comunicação é o principal propósito da Comunicação Aumentativa e Alternativa. Através do recurso a vários sistemas de comunicação e softwares, é proporcionada às crianças a oportunidade de verbalizar o seu pensamento e construir ativamente o seu conhecimento. Entre outros recursos e sistemas temos, por exemplo:
- O portal ARASAAC oferece recursos gráficos e materiais para facilitar a comunicação.
- O Sistema Bliss de Comunicação é um sistema simbólico gráfico visual suplementar e/ou alternativo de comunicação.
- O Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo SPC é um sistema de símbolos e desenhos. Estes apresentam um significado escrito sobre o desenho para facilitar a compreensão.
- O Sistema PIC (Pictogramas Ideogramas para a Comunicação) consiste em sinais pretos sobre um fundo branco.
A Comunicação Aumentativa e Alternativa na Escola
Nas práticas e estratégias pedagógicas, incluem-se as formas de comunicação utilizadas pelos docentes com os seus alunos. Contudo, estas deverão ser eficientes. Caso contrário, as trocas sociais e as aprendizagens poderão ficar comprometidas. Assim, no caso de alunos com Paralisia Cerebral com distúrbios na comunicação oral, há que proporcionar um sistema alternativo e aumentativo de comunicação. Este deverá ser o mais adequado e precocemente possível.
Desta forma, compete à escola, com o apoio de outras entidades (Associações de Paralisia Cerebral, por exemplo) criar um sistema alternativo de comunicação. O objetivo é tornar as crianças e jovens o mais independentes e competentes possível, nas suas situações comunicativas. Deste modo, irá por um lado proporcionar o desenvolvimento da linguagem daqueles que têm dificuldades de comunicação verbal. Por outro lado, irá possibilitar a sua participação nos diferentes contextos comunicativos.
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Muito interessante! Desconhecia totalmente este tipo de comunicação.
Estou buscando meio de comunicação alternativa para minha filha de 8 anos com um bom cognitiva e coordenação comprometido