Na sequência do nosso artigo intitulado A acidez e a basicidade na vida real parece-nos pertinente agora proceder a uma abordagem mais científica destes conteúdos. Assim, como podemos inferir sobre o caráter químico, ou seja, se é ácida, básica ou neutra, de uma solução?
A saber, no laboratório de Química não podemos provar nem cheirar as amostras e muitas outras regras de segurança têm que ser cumpridas, como o uso de bata, luvas, óculos, entre outros equipamentos de proteção individual que o professor considere adequados.
Neste caso em concreto, tanto as soluções ácidas como as básicas usadas em muitas das atividades práticas e laboratoriais executadas no laboratório de Química, se forem concentradas, podem ser corrosivas e, consequentemente, perigosas para a nossa saúde.
Como se pode reconhecer se uma amostra é ácida ou básica?
Indicadores colorimétricos ácido-base
São substâncias naturais ou sintéticas cuja cor na presença de uma solução ácida, básica ou neutra é alterada.
Os mais utilizados em contexto escolar são a fenolftaleína, o tornesol e o indicador universal.
Fenolftaleína
A fenolftaleína é um indicador incolor que se utiliza em solução alcoólica. Na presença de soluções básicas, este muda a sua cor de incolor para rosa-carmim. Já na presença de soluções ácidas ou neutras permanece incolor.
Tornesol
O tornesol é um indicador de cor azul-arroxeada. Este pode encontrar-se em solução alcoólica (tintura de tornesol) ou em tiras de papel impregnadas de solução de tornesol (papel de tornesol). Portanto, quando em contacto com soluções ácidas, este indicador altera a sua cor de azul-arroxeado para vermelho. Por sua vez, na presença de soluções básicas ou neutras mantém-se azul-arroxeado.
Indicador universal
O indicador universal pode ser encontrado em solução ou em tiras de papel impregnadas de indicador.
Enquanto a solução alcoólica de fenolftaleína e o azul de tornesol apenas indicam o caráter químico das soluções, não permitindo saber entre duas soluções com o mesmo caráter químico qual é mais forte e qual é mais fraca, o indicador universal permite-nos saber, com alguma aproximação, se uma dada solução é mais ou menos ácida ou básica do que outra. Para isso, comparamos a cor adquirida pelo indicador universal nas diferentes soluções com as cores da tabela de referência que existe na embalagem do indicador universal.
pH
No nosso quotidiano contactamos com diferentes soluções ácidas e básicas. No entanto, há soluções mais ácidas do que outras e soluções mais básicas do que outras. Logo, é necessário conhecermos o grau da acidez e basicidade de uma solução e para isso recorremos a uma escala de pH ou escala de Sorensen.
A escala de pH, para soluções pouco concentradas, varia entre 0 e 14. À temperatura de 25 ºC, as soluções com:
- pH < 7 são ácidas;
- pH = 7 são neutras;
- pH > 7 são básicas ou alcalinas.
Em suma, quanto maior o valor de pH mais básica é a solução e quanto menor o valor de pH mais ácida será a solução.
Algumas soluções comuns e respetivo pH
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.
Mais uma vez um artigo muito interessante e motivador. Este blogue tem apresentado temas muito pertinentes, especialmente, cientificos, para cativar os jovens para a ciência, quer com as propostas de experiência a quer com os vídeos. Gosto muito.
Muito bom. Que giros os resultados das experiências. Onde se pode comprar esse material? Parabéns pelo trabalho.
Obrigado pelo seu comentário 🙂
Pode comprar o material através deste site: http://www.abcescolar.pt