Hoje, trazemos-lhe algumas dicas para cativar a atenção daquelas crianças que torcem o nariz quando ouvem falar em matemática. Como? Juntando a matemática ao exercício físico.
Ao integrarmos a matemática nas aulas de expressão físico-motora e vice-versa, estamos a reunir o melhor de dois mundos. Por um lado, incentivamos a prática de exercício físico, contrariando o sedentarismo habitual das aulas em sala. Por outro, estimulamos o raciocínio e a aprendizagem prática, rápida e lúdica de conceitos que, à primeira vista, podem parecer complicados quando descritos num manual.
De seguida, apresentamos-lhe quatro exercícios simples para realizar com alunos do primeiro ciclo do ensino básico. No entanto, não se esqueça de fazer o devido aquecimento com os miúdos, antes de iniciar qualquer atividade!
1 – Matemática desenhada com o corpo
Para os mais pequeninos, que ainda estão a aprender os números e as figuras geométricas, este é o exercício ideal.
O objetivo é muito simples: que as crianças desenhem números e figuras geométricas com o seu próprio corpo. O professor deve juntar os alunos em grupos, conforme as exigências de cada exercício (por exemplo, para desenhar um quadrado, serão precisas quatro crianças). De seguida, deve mostrar aos alunos o número ou a figura numa folha de papel, para que eles possam visualizar aquilo que têm de desenhar.
No final de cada exercício, tire uma fotografia às figuras e mostre-as às crianças. Vão certamente gostar de ver o resultado.
de fazer o devido aquecimento com os miúdos, antes de iniciar qualquer atividade!
2 – Correr e resolver
Neste exercício, precisará de levar os alunos para um lugar amplo, onde possam correr. Aqui, a ideia é que eles resolvam contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir enquanto correm.
Diga às crianças para começarem a correr de forma aleatória pelo espaço. Quando ouvirem o som do apito, dado pelo/a professor/a, os alunos têm de parar no lugar onde estão para ouvir a conta. Mal acaba de dizer a conta, o/a professor/a apita de novo e as crianças têm de agrupar com o número de elementos correspondente ao resultado da conta. Ou seja, se a conta for 2 x 3, os alunos têm de se juntar em grupos de 6.
3 – Arcos com soluções
Os professores devem começar por colocar arcos no chão e desenhar, dentro de cada um deles, um número. Escolha os números que lhe pareçam mais adequados tendo em conta o nível de aprendizagem.
Depois, peça aos alunos para se agruparem aos pares, ordenando-os numa fila. A cada dupla, dê um exercício para resolverem em conjunto e correrem para o arco que seja equivalente à resolução da conta. Por exemplo, se o exercício for 9-8, as crianças devem correr para o arco com o número ‘1’.
4 – Par ou ímpar?
Em termos de atividade física, este exercício é mais intenso, por isso muita atenção ao aquecimento muscular. Divida a turma em dois grupos e atribua a cada um deles um conceito matemático. Utilizaremos como exemplo o par/ímpar.
De seguida, coloque um dos grupos à sua esquerda e o outro à sua direita, em fila, encarando o grupo adversário. Desenhe, a alguma distância atrás de cada grupo, uma linha.
A ideia será que o professor diga um número à sorte e que os alunos consigam identificar se é par ou ímpar. Se for par, o grupo par terá de correr para trás e ultrapassar a linha, sem que sejam apanhados pelo grupo adversário (ímpar). Se conseguirem, são os vencedores e ganham um ponto. Se não conseguirem, o ponto passa para a equipa ímpar.
Já sabe que estes exercícios são apenas exemplos. Dê aso à sua imaginação! Há mil e uma formas de juntar a matemática e o exercício físico.
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