Recordando o artigo já publicado sobre SOLUÇÕES, vimos agora exemplificar a preparação de soluções aquosas a partir de solutos sólidos.
As soluções são misturas homogéneas compostas pelo(s) soluto(s) e pelo solvente. As mais utilizadas em laboratório são as soluções líquidas, sendo o solvente a água. Por isso, se denominam soluções aquosas.
Na atividade prática e laboratorial que pode visualizar no vídeo apresentado abaixo, preparou-se uma solução aquosa de dicromato de potássio, com a concentração mássica (Cm) de 30 g/dm3. Neste caso, o soluto é o dicromato de potássio e o solvente é a água.
A concentração mássica (Cm)
No seu trabalho diário, um Químico pode preparar distintas soluções usando o mesmo soluto e o mesmo solvente. Ou seja, utilizando quantidades relativas de soluto e de solvente diferentes, as soluções serão também diferentes. Por exemplo, no nosso dia-a-dia bebemos cafés mais ou menos concentrados, consoante a quantidade de café que adicionamos à água.
Mesmo quando a solução já está preparada, é possível variar a sua concentração, diluindo-a ou concentrando-a.
Então, podemos falar de composição qualitativa e quantitativa das soluções. A composição qualitativa diz respeito ao(s) soluto(s) e solvente que compõem a solução, enquanto a composição quantitativa refere-se à proporção em que se encontram os seus componentes.
Decerto, nesta linha importa mencionar uma das formas possíveis de calcularmos a composição quantitativa das soluções: a Concentração Mássica (Cm).
A Concentração Mássica (Cm) de uma solução calcula-se dividindo a massa de soluto (m) pelo volume de solução (V).
Usualmente, as unidades para a Concentração Mássica são as gramas por decímetro cúbico (g/dm3).
Por exemplo, afirmar que a concentração mássica de uma solução de dicromato de potássio é de 10 g/dm3, quer dizer que em 1 dm3 de solução existem 10 g de dicromato de potássio.
Posto isto, assista ao vídeo seguinte e perceba quais são os procedimentos a adotar, em contexto laboratorial, na preparação de soluções a partir de solutos sólidos.
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.
Adorei. Muito esclarecedor e o vídeo exemplificativo está espetacular. Parabéns pela abordagem dos assuntos cientificos.