“Era uma Vez… a Vida”. Muitos de nós se recordam deste clássico desenho animado e do fascínio que era descobrir como funcionava o interior do corpo humano. Nesta série, que estreou em Portugal no final dos anos 80, os vários órgãos e sistemas do corpo humano eram apresentados às crianças, com a ajuda das explicações do Maestro, o “velho barbudo”.
No entanto, os episódios fugiam à abordagem por vezes maçadora deste tipo de conteúdos científicos. As histórias eram contadas com a participação de algumas personagens. As hemácias, os leucócitos e as plaquetas sanguíneas desempenhavam as personagens do bem. Por seu turno, os vírus e as bactérias assumiam os papéis de vilões. E assim se conseguia captar a atenção das crianças, de uma forma muito divertida!
É possível que este desenho não tenha o mesmo impacto nas crianças desta geração, devido ao avanço tecnológico. Mas, hoje em dia, já surgiram outras estratégias para estimular as veias científicas dos mais pequenos. É o caso da VirtualiTee.
A VirtualiTee
A VirtualiTee é, nada mais, nada menos, do que uma camisola. Contudo, é uma camisola especial. Na camisola, está impresso um código que permite criar um ambiente de realidade aumentada. Combinando esta camisola com uma APP, as crianças podem aprender sobre o corpo humano no próprio corpo humano.
Na prática, o funcionamento da VirtualiTee é muito simples e muito divertido para as crianças. Para começarem a explorar esta ferramenta, basta que uma criança vista a camisola e que outra aponte o smartphone ou tablet para o código impresso na camisola. Depois disso, é possível observar o posicionamento, cor e estrutura dos órgãos, bem como o funcionamento de cada sistema.
Esta ferramenta imersiva permite às crianças explorarem o corpo humano de uma maneira completamente diferente. Numa aula, a VirtualiTee consegue fazer diferença junto dos alunos, pois permite a interação individual durante a aprendizagem. De facto, não há melhor maneira de compreender conceitos abstratos do que em contexto de vida real. E, desta maneira, os alunos conseguem ver o que está a acontecer dentro do seu corpo.
A aplicação da VirtualiTee está disponível gratuitamente para Apple ou Android. Pode ser facilmente conectada a um monitor interativo, para que toda a turma possa ver ao mesmo tempo!